Minas

Usuário da BR-040 não vai mais pagar pedágio entre BH e Brasília a partir de 6 de agosto

Publicado

em

Usuário da BR-040 não vai mais pagar pedágio entre BH e Brasília a partir de 6 de agosto - Foto: ANTT/Divulgação

Gestão do trecho retorna para responsabilidade do governo federal, através do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)

A Via 040 oficializou a data de encerramento das operações no trecho que liga Belo Horizonte a Brasília, através de comunicado encaminhado aos funcionários. A concessionária deixa a gestão do trecho às 23h59 do dia 5 de agosto. Com isso, a partir de 6 de agosto, assumirá o comando do trecho o provisoriamente Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e, com isso, não haverá cobrança de pedágio nos 594,7 quilômetros de pista que formam o segmento. Com informações de O Tempo.

“A medida atende decisão judicial a qual determinou a saída da concessionária Via 040″, informou o Ministério dos Transportes. “Nosso processo de relicitação está chegando ao fim”, apontou a Via 040 em comunicado interno.

Além do trecho até Brasília, a concessionária também encerra as atividades no trecho entre Juiz de Fora e BH, que passa a ser gerida pela concessionária Via Mineira, do Grupo EPR. O outro trecho da BR-040 ainda não passou pela relicitação, mas um novo leilão é previsto para o final de setembro.

Desconto no pedágio

A EPR Via Mineira, que assume o trecho entre Belo Horizonte e Juiz de Fora da BR-040, garantiu desconto de 11,21% sobre a tarifa básica de pedágio no trecho, de acordo com o Ministério dos Transportes.

“Estão previstos ao longo da concessão R$ 8,7 bilhões em serviços operacionais e obras que representam mais segurança, serviços melhores e ampliação da capacidade da via. São 164km de duplicações, 42km de faixas adicionais e 15km de vias marginais, entre outras melhorias, beneficiando aproximadamente 3,6 milhões de pessoas que circulam pela região impactada, que soma 15 municípios mineiros”, diz a pasta em nota.

A expectativa é de que, com a nova concessão, sejam gerados 72 mil empregos diretos e indiretos.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile