Saúde
Uso de anabolizantes em adolescentes pode representar riscos à saúde
Um vídeo que mostra crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 16 anos, exibindo os músculos viralizou nas redes sociais. Algo que chama a atenção dos internautas – além do tamanho dos bíceps dos jovens – é o quanto eles aparentam ser mais velhos. Entre os comentários da publicação, há muitos que sugerem que os garotos usam anabolizantes para alcançar os resultados mostrados nas imagens.
Especialista em medicina do esporte, Rômulo Gonçalves explica que o consumo dos esteroides por adolescentes pode ter vários impactos na saúde. “Os anabolizantes podem interferir no desenvolvimento hormonal natural, levando a alterações permanentes no crescimento e na puberdade. Isso pode resultar em problemas como a interrupção da maturação esquelética, causando crescimento estatural reduzido”, aponta. Ele ainda acrescenta que o uso dessas substâncias pode desencadear distúrbios psicológicos, como agressividade, depressão e ansiedade.
“Também há o risco de dependência, levando a um círculo vicioso de uso”, complementa. Por fim, ele afirma que os esteroides podem causar alterações físicas. “Em adolescentes, o uso pode provocar características sexuais secundárias indesejadas, como crescimento excessivo de pelos e alterações na voz, em meninas, e ginecomastia, em meninos”.
Foto: Canva – Com informações de O Tempo: https://www.instagram.com/p/DE32h9igCrN/