Afogamento

Uma pessoa se afoga a cada dois dias no ES

Publicado

em

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

No Espírito Santo, a média é de 14 mortes por afogamento por mês, ou seja, uma pessoa morre por afogamento a cada dois dias em território capixaba. As informações são do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

O maior número de afogamentos estão nas praias, onde também há muitos guarda-vidas, por isso, em boa parte dos casos, o socorro é bem-sucedido.

As mortes por afogamento, no entanto, são mais comuns em águas doces, como rios e lagoas, porque, geralmente, são pontos onde não há socorristas.

É o que diz a major do Corpo de Bombeiros, Gabriela Andrade, que concedeu entrevista ao Folha Vitória para falar dos cuidados na água e quais são as praias com mais risco de afogamento.

De acordo com a major, são três situações que podem levar ao afogamento nas praias: correntes de retorno; regiões com pedras; e bebidas alcoólicas.

Correntes de retorno

Cerca de 85% dos afogamentos nas praias são por conta de corrente de retorno, segundo a major. O fenômeno acontece quando duas correntes laterais se encontram e forma um refluxo de água, que puxa para o fundo.

Muitos banhistas podem não ter conhecimento sobre as correntes de retorno e, portanto, não saber identificá-las antes de entrar no mar. Uma das dicas é observar se no local não tem onda quebrando e se a água está com uma coloração mais escura.

“Se, por acaso, você sentir que você está sendo puxada por uma corrente de retorno, a orientação é a seguinte: primeiro de tudo, tem que manter a calma, porque quanto mais em pânico você entra, mais cansado você fica e mais rápido você vai afogar e afundar. Então, é tentar manter a calma e focar a sua força, a sua energia em flutuar e, se possível, acenar as mãos para o alto, tentando pedir ajuda. Depois, você vai tentar nadar lateralmente, perpendicular à corrente. A corrente está puxando para o fundo e aí você tenta sair dela nadando de lado, mas jamais, jamais contra a corrente”, explicou a major Gabriela Andrade.

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória – Com informações de Folha Vitória: https://www.instagram.com/p/DEK3y4ZNQGr/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile