Economia

Turismo de Minas Gerais sustenta aquecimento em 2024, mostra análise da Fecomércio MG

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Foto: Fecomércio/Divulgação

Análise realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio MG, com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, mostra que a atividade turística sustenta crescimento contínuo neste ano em Minas Gerais. Conforme a análise, o turismo teve incremento de 2,1% no mês de julho.

A atividade mantém desempenho positivo no estado em todas as frentes analisadas: mês corrente, julho 2024 frente julho de 2023, acumulado do ano e últimos 12 meses – é o único estado do Sudeste com esta dinâmica positiva. Minas Gerais lidera o crescimento do turismo no contexto nacional no acumulado do ano com 9,3% e nos últimos 12 meses, com 10,5% de incremento.

O crescimento segue bastante acentuado ao se comparar o desempenho da atividade entre julho de 2024 e julho de 2023, quando houve elevação de 10,6%. A análise indica tendência de acomodação nesta base de comparação já que, em julho de 2023, o indicador mostrava 18,1% sobre julho de 2022.

O turismo continua a evoluir no estado também nos primeiros sete meses de 2024 a um percentual de 9,3%. No acumulado do ano, a taxa de crescimento da atividade vista em julho é a maior desde o mês de fevereiro. Nesta frente de análise, também é vista tendência de acomodação do crescimento no pós-pandemia. Em outubro de 2023, por exemplo, o incremento registrado no estado no acumulado do ano era de 18,2%.

Nos últimos 12 meses, o volume de atividade turística em Minas Gerais mantém desempenho consistente, registrando taxa de 10,5% em julho, também com tendência de desaceleração desde 2023.

O estado ocupa, em julho, a terceira posição no peso da atividade turística para a economia brasileira, com participação de 8,12%. São Paulo, com 38,96% tem a maior participação seguido do Rio de Janeiro com 12,43%.

De acordo com Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, vários fatores contribuíram para os índices observados em Minas Gerais se manterem aquecidos. Primeiramente julho é um mês de férias escolares no Brasil, o que motiva muitas famílias a viajarem, além disso o inverno em Minas Gerais é conhecido por ter um clima ameno e agradável, ideal para passeios ao ar livre e visitas a cidades históricas e atividades de ecoturismo. Outro fator são os bares e restaurantes que encantam os visitantes com diversas opções de pratos típicos além da variedade de eventos culturais e festas tradicionais, esse conjunto de fatores contribui com a economia e com movimentação dos setores do comercio, serviço e turismo”, explica Martins.

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Foto: Fecomércio/Divulgação / Com informações de Wagner Fernando Liberato/Comunicação Fecomércio

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