Editorial - Opinião sem medo!
Todo o resto é publicidade!
A “Revolução dos Bichos” é sem dúvidas um dos livros mais simples e sensacionais sobre política e comportamento humano. A obra que foi escrita em plena Segunda Guerra e publicada em 1945, tem como autor o jornalista George Orwell.
O escritor que tinha como nome verdadeiro Eric Arthur Blair foi ainda o pai de obras como 1984; Na Pior em Paris e Londres; Burnese Days e Uma Vida em Cartas. Contudo hoje vamos trazer a tona uma de suas principais frases e não necessariamente o conteúdo de suas obras.
Em nossa redação temos em nossos computadores uma imagem de papel de parede com uma frase do autor que diariamente nos instiga a fazer o jornalismo o qual tem reformulado nosso posicionamento social e compromisso com a notícia.
Na perspectiva do escritor:
“jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o restante é publicidade”
Essa frase tem motivado nossa redação a colocar as mãos naquilo que normalmente não seria noticiado. Essa frase tem nos instigado a publicar informações que tiram os engravatados de sua zona de conforto, e se para que esse compromisso seja ratificado temos que ser chamados de oposição, sacanas, sensacionalistas e outros adjetivos, acredite isso será feito.
Quando nos propusemos a ser um jornal que trata sobre política, que notícia os bastidores de um meio corrupto por natureza, que se colocou em uma lacuna sem se preocupar em agradar a Deus ou ao Diabo, nós assumimos um papel de risco.
Como meio de informação, expomos irregularidades (o que para muitos é bater) na Câmara e em seus vereadores, na prefeitura, no prefeito e seus secretários, e assim seguimos sem vender nossa alma, fazendo o que nos é proposto.
Claro que assumir essa posição nos traz o risco de sermos odiados por alguns, temidos por outros, mas jamais somos ignorados, afinal, podem dizer tudo sobre nós, só não podem dizer que inventamos notícias, que falamos mentiras, ou que as palavras trazidas em nossas matérias são inverídicas.
Para nossa equipe de jornalismo alguns já afirmaram, “às vezes ficamos enraivecidos com o que vocês publicam, mas não podemos fazer nada contra isso, afinal, vocês estão falando a verdade”.
A verdade faz parte de nosso compromisso e pela forma como temos sido recebidos e observados até pelos colegas da imprensa, temos a certeza que estamos no caminho certo.
Alguns dos publicitários (seguindo a definição de Orwell), que divulgam informações em seus veículos, nos abordam e questionam se os vídeos de nosso site não são chocantes. Outros simplesmente nos copiam.
Pelos órgãos públicos, tem os secretários e vereadores que por terem ciência de nosso trabalho e por saberem que não nos calamo$ diante da$ oferta$ e argumento$, não estendem as mãos para nossa equipe.
Não recebemos moções, normalmente não somos citados, mas isso não nos incomoda, porque eles normalmente não nos elogiam, mas nos leem e sabem que o que divulgamos, o que elaboramos, não são textos publicitários, mas matérias investigativas embasadas e solidificadas em fatos e depoimentos.
Sendo justos, nesta semana, o vereador Adair da Impacto usou seu tempo regimental, durante a reunião ordinária para ler e citar um de nossos editoriais na integra. Assim como ele, temos ciência de que outros também leram e fizeram cara feia ao verem verdades sendo descritas de forma literária.
Para finalizar temos que salientar que, vamos continuar sendo jornalistas e não publicitários da notícia. Vamos manter nosso posicionamento com os políticos gostando ou não.
Continuaremos sendo o principal jornal de Nova Serrana, e isso não pela fama de nossos jornalistas, afinal não somos de comparecer em buffets e tirar fotos com autoridades, mas sim porque continuaremos sendo O Popular, assim como deve ser.