Minas

Sobram vacinas nas unidades de saúde, enquanto a gripe continua matando em Pará de Minas

Publicado

em

Foto: Ascom Prefeitura Municipal de Pará de Minas

A campanha de vacinação contra a Influenza acende o alerta para a doença. É que o vírus causador da gripe também pode agravar doenças fatais, principalmente as cardiovasculares.

Embora com baixa letalidade no município de Pará de Minas, que registrou três mortes por influenza nos últimos seis anos, é importante ficar atento aos prejuízos que ela causa ao corpo, pois eles vão muito além dos sintomas respiratórios.

O médico infectologista Antônio Bandeira, diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia e descobridor do Zika vírus no Brasil, explicou que a Influenza causa processos inflamatórios pelo corpo e pode alterar até a viscosidade do sangue:

Não é comum que o vírus cause essas doenças, mas ele tende a piorar a condição de quem já tem problemas cardiovasculares. E apesar da gravidade, 70% da população acima dos 40 anos não sabe que a gripe provoca esses efeitos colaterais. Em relação à vacina, cerca de 84% das pessoas afirmam saber que há riscos em não tomar, mas não sabem dizer quais são:

A campanha nacional de vacinação contra a Influenza tem a meta de atingir 90% de cobertura vacinal, protegendo cerca de 9,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. As vacinas estão disponíveis em todas as 25 salas de vacina do município. A partir deste ano, o imunizante estará disponível o ano todo, e não apenas em campanhas sazonais.

Os grupos prioritários da vacinação incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, povos indígenas, quilombolas, pessoas com doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e outros profissionais essenciais.

A dose disponibilizada neste ano contém proteção para as cepas H1N1, H3N2 e B. E o Dia D de vacinação em Pará de Minas já tem data marcada: será em 10 de maio. Outras informações, como os locais e horários, serão divulgados em breve pela Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte: Rádio Santa Cruz FM https://www.radiosantacruzfmg.com.br/parademinas/noticia/84917/0/sobram-vacinas-nas-unidades-de-saude-enquanto-a-gripe-continua-matando

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile