INSS

Servidores do INSS entram em greve por tempo indeterminado

Publicado

em

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Nesta terça-feira (16), servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciaram uma greve por tempo indeterminado. As principais reivindicações são recomposição das perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho. A decisão foi tomada em uma plenária da Fenasps, que notificou o Ministério da Gestão e Inovação sobre a paralisação e agendou nova rodada de negociações. Com informações de TV Sistec.

A Fenasps critica o governo por propostas que não avançam significativamente, como o alongamento da carreira e uma nova gratificação, sem compensar perdas salariais de mais de 53%. A pauta inclui reestruturação das carreiras, cumprimento do acordo de greve de 2022, reconhecimento da carreira como típica de Estado, entre outras demandas.

O INSS tem 19 mil servidores, com 15 mil técnicos e 4 mil analistas, metade em regime de trabalho remoto. O Ministério propôs um reajuste salarial acumulado de 24,8% até 2026, incluindo a criação de uma nova gratificação e valorização do vencimento básico.

A greve pode afetar a concessão de benefícios como aposentadorias e pensões, mas não atinge a perícia médica. Serviços podem ser acessados via Meu INSS e a Central de Atendimento 135.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile