Saúde

Sem histórico familiar, jovem de 19 anos é a pessoa mais nova com Alzheimer no mundo

Publicado

em

Imagem: TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY/GettyImages

Após sofrer por dois anos com perda de memória gradual, um jovem de 19 anos de Pequim, na China, foi diagnosticado com a doença de Alzheimer, se tornando o paciente mais jovem a ter a condição no mundo. Especialistas do Centro de Distúrbios Neurológicos e do Departamento de Neurologia do Hospital Xuanwu, da Universidade Médica Capital, no país asiático, conduziram uma série de testes e concluíram que ele atendia os critérios da patologia.

Os pesquisadores afirmam que o jovem não tinha histórico familiar para a doença, e que não havia sinais de que ele pudesse ter sofrido um dano neurológico durante a infância. Os exames comprovaram a perda cognitiva e indicaram uma atrofia do hipocampo, um encolhimento considerado um marcador precoce da doença.

Além disso, testes com amostras do líquido cefalorraquidiano (LCF), fluido presente no cérebro que age como um amortecedor entre as estruturas, mostraram uma concentração aumentada de proteína tau, substância que quando acumulada na região também é ligada à doença de Alzheimer. O caso foi publicado na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease.

Eles contam que o jovem frequentemente não conseguia se lembrar de eventos do dia anterior, lugares que frequentou, apresentava dificuldades para ler, esquecia se havia comido ou não, tinha problemas na escola, embora antes tivesse um desempenho acadêmico acima da média, entre outros fatores ligados à perda cognitiva.

O caso impressiona não apenas pela idade, mas justamente pelo fato de não ser ligado a um quadro de predisposição genética, citando que todos os relatos de pacientes com menos de 30 anos tinham como causa da doença mutações nos genes. Foi assim com o paciente mais jovem a ter recebido um diagnóstico anteriormente, que tinha 21 anos quando descobriu a patologia.

Imagem: TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY/GettyImages – Fonte: oglobo.globo.com em: https://www.instagram.com/sonoticiacuriosa/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile