Policial
Sem conseguir se reeleger, ex-vereadora de SP leva pias e privada de gabinete na Câmara
De acordo com Janaína Lima, do PP, itens foram retiradas e levados porque foram instalados por ela e não pela administração da Casa legislativa
BRASÍLIA – A ex-vereadora de São Paulo Janaína Lima (PP) mandou desinstalar e levar para casa duas pias e um vaso sanitário que estavam no gabinete que ela ocupava, na Câmara Municipal da cidade. A ex-parlamentar não conseguiu se reeleger e o espaço passará a ser ocupado por um dos eleitos que tomaram posse nesta quarta-feira (1º).
O transporte das peças sendo retiradas do gabinete parlamentar foi registrado pelas câmeras do circuito de vigilância da Casa. Na solenidade desta tarde, o assunto foi tratado pelos antigos colegas e novatos que ficaram sabendo do caso.
Janaína Lima se pronunciou em nota sobre o caso. De acordo com ela, as pias e a privada desinstaladas de seu antigo gabinete foram adquiridas por ela e não faziam parte do patrimônio da Câmara Municipal. No entendimento da ex-vereadora, o que fez foi apenas entregar o espaço como recebido, seguindo regras da própria Casa.
“É nosso dever devolver o gabinete como o recebemos, assegurando que todo o patrimônio público permaneça devidamente registrado e intacto. Nesse sentido, seguindo a orientação da própria Câmara que determina que os itens não pertencentes ao patrimônio devem ser retirados, assim foi feito. Todos os itens retirados do gabinete foram aqueles adquiridos exclusivamente com recursos próprios e que, portanto, não integram o patrimônio da Câmara Municipal, respeitando o critério orientado quando recebi o gabinete”, disse.
Quando tomou posse em 2019, Janaína realizou uma reforma no gabinete com o objetivo de transformá-lo em um “coworking legislativo”. A proposta visava receber empreendedores com projetos voltados para a cidade.
“Todo o patrimônio da Casa está devidamente elencado e conferido pelo setor responsável, garantindo total transparência e conformidade. Além disso, outros itens que também foram fruto de investimento pessoal, como a divisória de vidro, a bancada que circunda a coluna, duas estruturas de cobogó, o teto aberto e dezenas de luminárias permaneceram no espaço, à disposição do novo mandatário, conforme sua decisão”, completou a nota.
Foto: Reprodução – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/politica/governo/2025/1/1/sem-conseguir-se-reeleger-ex-vereadora-de-sp-leva-pias-e-privada-de-gabinete-na-camara