Dengue - chikungunya - Zika vírus
Saúde pública alerta para a situação dos lotes sujos em Pará de Minas
O grande número de lotes sujos em Pará de Minas continua preocupando as autoridades. É que o mato alto e o descarte de lixo irregular atraem baratas, ratos, cobras e escorpiões, além de gerar mau cheiro e favorecer os focos de reprodução do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A situação tem afetado principalmente vizinhos desses lotes.
De olho no problema, a prefeitura anunciou que vai intensificar as ações de fiscalização, cobrando o cumprimento do Código de Posturas. Os proprietários notificados terão até 30 dias para regularizar a situação e caso o lote não seja limpo eles serão multados em R$ 500,00.
Os imóveis pertencentes à administração pública também serão alvo de inspeção, segundo garantiu a gerente de Fiscalização de Obras e Posturas, Selma Costa. E ela confirma até que a limpeza dos lotes da prefeitura já tem data para acontecer.
A limpeza não pode ser feita de qualquer jeito. Com o clima mais seco do outono, os riscos de incêndio ameaçam a segurança e a saúde dos moradores, além do próprio meio ambiente, segundo alerta da Sargento do Corpo de Bombeiros, Thaís Cadete. Os canais de denúncia são o aplicativo da prefeitura, o G2, ou a Ouvidoria Municipal, que funciona no primeiro andar da Prefeitura, das 8 às 17 horas. O telefone é (37) 3233-2055.
Fonte: Rádio Santa Cruz FM https://www.radiosantacruzfmg.com.br/parademinas/noticia/84857/0/saude-publica-alerta-para-a-situacao-dos-lotes-sujos-em-para-de-minas