Estelionato

Rotina no Procon: denúncias sobre estelionatários são diárias

Publicado

em

Fotos: Arquivo Jornalismo/Rádio Santa Cruz FM

Tem aumentado os registros de golpes estelionatários aplicados em Pará de Minas. Grande parte das vítimas é composta por idosos e pessoas com menor grau de instrução, mas isso não significa que outros perfis não apareçam na estatística.

Na verdade, ninguém está a salvo, já que os criminosos tentam, das mais variadas formas, obter vantagem financeira, bastando que a pessoa não perceba que está sob a mira do golpista.

No balcão do Procon de Pará de Minas, as reclamações são diárias. E o que mais impressiona o coordenador, Bruno Soares de Souza, é o fato das pessoas se deixarem levar por anúncios atraentes, sobretudo nas redes sociais.

Oferecendo produtos a preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado, os criminosos acabam seduzindo os consumidores.

Além de golpes relativos a vendas falsas, existem também os golpes envolvendo o nome do INSS, solicitando dados pessoais para liberação de benefícios e contratação de empréstimos e até o já popular golpe da falsa encomenda. 

Bruno Souza também informou que fraudes envolvendo serviços de saúde também vêm acontecendo com frequência e merecem ainda mais atenção:

Outro alerta do Procon é sobre os golpes que acontecem através de conversas no WhatsApp, utilizando a foto de perfil de algum parente próximo e pedindo ajuda financeira. 

À orientação é que as pessoas fiquem atentas, observando não só o número do telefone utilizado, mas também a forma de abordagem e o tipo de pedido feito durante a conversa.

Importante nunca passar informações pessoais, número de contas bancárias, senhas ou documentos, encerrar a conversa o quanto antes, bloquear o contato e buscar ajuda das autoridades de segurança.

Fonte: Rádio Santa Cruz FM https://www.radiosantacruzfmg.com.br/parademinas/noticia/84933/0/rotina-no-procon-denuncias-sobre-estelionatarios-sao-diarias

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile