Agricultura

Repovoamento do rio Pará: dez mil peixes de três espécies são soltos na Prainha, em Carmo do Cajuru

Publicado

em

Estudantes do 5º ano da rede municipal participaram da soltura dos peixes no rio Pará — Foto: Rodrigo Dias/PMCC

Cerca de 10 mil alevinos (peixes recém-saídos do ovo) das espécies Matrinxã, Piau e Curimba foram soltos na Prainha do rio Pará.

O objetivo é contribuir para o ecossistema nesse trecho do rio que corta a cidade.

Quarenta alunos de duas turmas de 5° ano do Integral acompanharam a soltura dos peixes.

O peixamento, ou repovoamento de rios, é essencial para a saúde dos ecossistemas aquáticos e para a sustentabilidade da pesca.

Projeto de repovoamento de peixes no rio Pará, em Carmo do Cajuru, soltou cerca de 10 mil alevinos (peixes recém-saídos do ovo) das espécies Matrinxã, Piau e Curimba na tarde de quarta-feira (23) na Prainha. E contou com a ajuda de crianças da rede municipal de educação.

O objetivo é contribuir para o ecossistema nesse trecho do rio Pará que corta a cidade. Além disso, o projeto quer despertar a consciência e educação ambiental nos estudantes do município.

Ainda conforme a Prefeitura, quarenta alunos de duas turmas de 5° ano do Integral acompanharam a soltura dos peixes. Os estudantes também participaram de uma palestra voltada para a consciência ambiental.

O peixamento, ou repovoamento de rios, é essencial para a saúde dos ecossistemas aquáticos e para a sustentabilidade da pesca. Ele contribui para a preservação das espécies locais, para o equilíbrio da cadeia alimentar e para a manutenção da variedade biológica.

O peixamento na Prainha do rio Pará teve a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Educação, Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e Associação de Pescadores.

Fonte: g1 https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2025/04/24/repovoamento-do-rio-para-dez-mil-peixes-de-tres-especies-sao-soltos-na-prainha-em-carmo-do-cajuru.ghtml

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile