Administração
Região Centro-Oeste recebe fiscalização do Crea-MG
Entre os dias 10 e 21 de junho Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) realizará uma fiscalização nos cartórios das cidades de Divinópolis, Arcos, Bom Despacho, Itaúna, Pará de Minas e Oliveira.
Segundo apurado a Fiscalização Regional Dirigida (FRD) especializada no agronegócio terá como foco o crédito rural.
Conforme informado pelo supervisor de Fiscalização do Agronegócio do Crea-MG, engenheiro agrônomo Emílio Mouchrek, é necessário um projeto técnico feito por profissional legalmente habilitado para que os produtores rurais obtenham o crédito.
“Dessa forma será verificado se as cédulas comprobatórias, que ficam arquivadas nos cartórios, decorrem de projetos apropriados e se eles estão assinados por um profissional habilitado, bem como a existência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)”, detalha Emílio.
Crédito rural
O crédito rural é destinado a produtores rurais com o objetivo de fomentar e incrementar as atividades dos empreendimentos, introduzindo tecnologia, reduzindo o custo da produção e aumentando a rentabilidade dos empreendimentos.
A especialização da fiscalização no agronegócio, que foi implantada em 2015, aplica procedimentos específicos e acompanha atividades técnicas onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados.
“Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, e considerando que as atividades técnicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea são desenvolvidas nas mais diversas áreas dos empreendimentos da cadeia produtiva, o Crea-MG implantou um sistema de fiscalização específico, segmentando cada área. Nesse caso, o Crea atua no agronegócio”, explica o gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder.