Saúde

Psiquiatra explica recaída da doença que afeta o padre Fábio de Melo

Publicado

em

Foto: Divulgação/Site Oficial padre Fábio de Melo

COMO IDENTIFICAR? | O padre Fábio de Melo revelou, na noite deste domingo (19), que está novamente com depressão. A confissão aconteceu durante as celebrações pelos 35 anos da Comunidade Católica de Maria, em São Lourenço da Mata (PE).

Em entrevista à Itatiaia, o médico psiquiatra e professor do curso de pós-graduação em psiquiatria da Afya Educação Continuada, Douglas Calderoni, afirma que a depressão é uma doença crônica. Por isso, é normal que ela volte em alguns momentos da vida.

“Casos como o do padre Fábio de Melo, que infelizmente teve uma recaída da depressão, são muito comuns. A depressão é considerada uma doença crônica e recorrente. Ou seja, muitas pessoas podem experimentar vários episódios depressivos ao longo da vida. Uma pessoa que teve depressão uma vez na vida, tem 50% de chance de ter o segundo episódio depressivo. Quando essa pessoa tem o segundo episódio, ela tem 70% de chance de ter um terceiro. Se ela tem o terceiro, a chance do quarto é de 90%”, explica.

“A primeira coisa é que a pessoa vai perdendo um pouquinho a energia. Ela vai tendo menos prazer em fazer coisas que antes ela fazia, como ir a um parque, andar de bicicleta, fazer atividade física. Ela vai restringindo a vida, deixando cada vez mais fechada. Chegando ao ponto de só fazer o mínimo necessário”, descreve.

“Em um segundo momento, começa o isolamento. A pessoa perde a graça em coisas que antes lhe davam prazer, como ir ao cinema, fazer uma atividade física ou encontrar os amigos. Ela começa a se isolar até finalmente chegar num quadro depressivo. Um outro sinal de alerta é a alteração do sono e apetite, tanto para mais, quanto para menos”.

Foto: Divulgação/Site Oficial padre Fábio de Melo – Com informações de Itatiaia: https://www.instagram.com/p/DFEL81wtxBO/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile