Agropecuária

Porca dá à luz 45 leitões em Luz, MG, e pode entrar no Guinness Book

Publicado

em

Para garantir que todos tenham ingerido o colostro, os leitões são marcados com tinta atóxica — Foto: Reprodução

Uma porca no município de Luz, no sudoeste de Minas Gerais, pariu 45 leitões em um único parto, nesta quarta-feira (22/1). O caso excepcional pode entrar para o Guinness Book, como novo recorde mundial.

Segundo especialistas, o número médio de leitões por gestação é de 12 a 14. A porca pertence à Granja Santa Inês, de propriedade de Gilda de Oliveira Santos Silva, uma produtora integrada da Pif Paf Alimentos.

Airton Martins, gerente executivo de agropecuária da Pif Paf, disse que o grande número de leitões é resultado de um trabalho contínuo de aprimoramento genético feito pela companhia, aliado a uma nutrição adequada e ao manejo eficiente do plantel.

“Essa combinação de fatores oferece as melhores condições para que os animais expressem todo o seu potencial reprodutivo”, afirmou. Martins observou que em 2023 e 2024 foram registrados dois nascimentos de 38 leitões cada na Granja Dourados, em Patrocínio (MG).

Em 2023, uma porca em Faxinal dos Guedes, em Santa Catarina deu à luz 41 leitões. No Guinness Book, o último recorde mundial registrado em nascimento de leitões é de 1993, com 37 nascidos totais.

Bem-estar

De acordo com Gisele Dela Ricci, especialista de bem-estar animal da Pif Paf, nas primeiras 24 horas, os leitões ingerem o colostro, leite rico em anticorpos essencial para fortalecer o sistema imunológico e garantir a sua sobrevivência. Para garantir que todos tenham ingerido o colostro, os leitões são marcados com tinta atóxica.

Devido ao grande número de leitões, há uma transferência de filhotes para outras porcas, para garantir que todos sejam amamentados adequadamente. As fêmeas são mantidas em gaiolas de parição, como permitido pela legislação na fase de maternidade.

A Pif Paf diz que garante controle da temperatura ambiente, cuidados com saúde, alimentação de qualidade e condições adequadas de bem-estar para que os animais tenham o maior conforto possível.

Foto: Reprodução – Com informações de globorural: https://globorural.globo.com/pecuaria/suinos/noticia/2025/01/porca-da-a-luz-45-leitoes-no-interior-de-mg-e-pode-entrar-no-guinness-book.ghtml

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile