Minas
Polícia prende 12 foragidos de ‘alta periculosidade’ em operação que mira crime organizado em Minas
A Operação Cerco Fechado, desencadeada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), realizou o cumprimento de 12 mandados de prisão de foragidos de ‘alta periculosidade’ ao longo deste ano. Os detalhes foram divulgados nesta segunda-feira (18) pelo órgão. Os suspeitos tinham envolvimento com homicídios e tráfico de drogas.
De acordo com a PC, só no mês de novembro, quatro investigados foram presos em ações policiais realizadas em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Paraná.
No dia 6, os policiais prenderam um homem apontado como líder de um grupo atuante no tráfico de drogas no município de Pitangui, região Centro-Oeste do estado, e investigado por crimes contra o patrimônio.
No mesmo dia, a Polícia Civil prendeu em Araújos, também no Centro-Oeste mineiro, um homem investigado por homicídios e por liderar um grupo criminoso envolvido no comércio de entorpecentes.
Com o apoio das polícias civis do Rio de Janeiro e do Pará, a PCMG prendeu na capital carioca, no dia 10, um homem investigado por se aliar a uma conhecida facção daquele estado. Ele é suspeito de liderar uma organização criminosa na capital mineira, sendo o principal fornecedor de maconha na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No momento da prisão, ele foi autuado em flagrante por uso de documento falso.
No dia 12, um investigado por tráfico internacional de drogas e armas foi localizado e preso em Foz do Iguaçu, no Paraná. Ele foi detido na região da tríplice fronteira, local que facilitava a movimentação do suspeito entre o Paraguai e a Argentina. O objetivo era enviar drogas e armas para Belo Horizonte e RMBH, principalmente para a região de Venda Nova, na capital, apontada como sua área de liderança.
Outras oito pessoas já haviam sido presas desde janeiro.
Segundo o delegado Felipe Freitas, a operação tem como objetivo desmantelar a rede de distribuição de drogas e armas que estaria vindo para o estado. “São indivíduos que, por mais que não tenham uma conexão direta entre si, cooperam na rota de drogas que entra pelo Triângulo Mineiro e vem desaguar aqui na capital e na região metropolitana”, explica.
Foto: Divulgação/PCMG – Com informações de BHAZ: https://bhaz.com.br/noticias/bh/cerco-fechado-trafico-drogas-policia-civil/