Sem categoria

PM em Nova Serrana contabiliza mais de 1 mil operações de trânsito em 2019

Publicado

em

De acordo com os dados da Polícia Militar somente em 2019 foram apreendidos 217 veículos, tendo assim uma média mensal de apreensão de 43 veículos. Foram ainda confeccionados 1.377 autos de infração, com uma média mensal de 275 AITS aplicados

Durante todo o mês de maio é realizado em todo o país uma série de ações relacionadas ao trânsito. Uma séria de ações desenvolvidas com a campanha Maio Amarelo tem como objetivo promover a conscientização dos condutores.

Em Nova Serrana as ações aconteceram, mas os trabalhos de conscientização e intervenção das forças de segurança tem ido muito além do mês de maio, e sim para todo o ano de 2019.

Segundo informado por este Popular, o percentual de inadimplência do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2019 teve uma queda de 20%, mas grande parte disso é relacionada às operações e ações que as forças de segurança tem promovido.

Para que seja aferido, somente em 2019 foram realizadas pela Polícia Militar 1007 operações de blitz e intervenções junto ao trânsito municipal. O município tem atualmente uma média segundo a PM de 201 operações por mês.

Entre as ações promovidas foram consideradas as seguintes operação relativa a táxi, parada obrigatória de ônibus, parada obrigatória de motocicleta, operação de fiscalização de trânsito e  operação lei seca.

De acordo com os dados da Polícia Militar somente em 2019 foram apreendidos 217 veículos, tendo assim uma média mensal de apreensão de 43 veículos. Foram ainda confeccionados 1.377 autos de infração (AITS), com uma média mensal de 275 AITS aplicados.

Cabe ainda destaque para o fato de que os condutores de Nova Serrana seguem agindo com práticas nada educadas quanto ao trânsito, sendo que existe atualmente uma significativa incidência de multas aplicadas por estacionamentos em locais indevidos. Segundo apurado, em apenas um dia, foram aplicados 35 multas de estacionamento em locais indevidos.

Operações

A realização das operações em parte da população cria uma desconfiança e até mesmo desconforto quanto ao grande número de crimes praticados na cidade. As ações, no entanto tem sim como foco diminuir e inibir a criminalidade.

De acordo com a Sgt Cátia, “em ações preventivas o objetivo é identificar e abordar no trânsito situações que possam ser de risco a população por isso que nessas blitz o objetivo é em sua maioria abordagem de motociclistas, principalmente com garupa, isso porque nosso serviço de inteligência identifica que a maior parte dos assaltos os criminosos usam motocicletas e comparsas para chegarem e abordarem as vítimas, daí o foco preventivo”, disse a sargento.

O planejamento das operações de trânsito ocorre nos principais corredores de fluxo de veículos na cidade, além da realização de Blitz de trânsito nas vias de entrada e saída do município.

A estratégia e o planejamento quanto às ações de prevenção relacionadas ao trânsito é a diretriz adotada para que o volume de intervenções sejam proveitoso e eficaz, é o que aponta o comandante do 60º Batalhão da Polícia Militar em Nova Serrana, Ten. Cel. Wemerson Lino Pimenta. “As operações de trânsito feitas pela Polícia Militar, além de controlar o trânsito local, colaboram com o aumento da visibilidade da tropa, coibindo atos delituosos nos locais de maior fluxo de veículos. As operações de Blitz também colaboram com o controle e a identificação de indivíduos e veículos em atitude suspeita, aumentando a taxa de recuperação de veículos furtados/roubados”. Apontou o comandante.

Continuidade nos trabalhos

Com resultados considerados bem sucedidos pelo comando da Polícia Militar, sendo vistos inclusive com redução de inadimplência tributária o comando do 60º BPM entende que as ações devem permanecer sendo realizadas.

O Comando aponta que “a PM em Nova Serrana conta com uma equipe que trabalha especificamente em operações de trânsito, a PATRAN, da qual o lançamento é feito diariamente com dois militares. Este portfólio é permanente e tem planejamento para trabalhar durante todo o ano de 2019”. Apontou

Foi ressaltada ainda a importância das forças de segurança quanto ao desenvolvimento desse trabalho preventivo. “Temos que enaltecer ainda as ações dos demais mecanismos de segurança, o setor de trânsito municipal, a Guarda Civil Municipal, o apoio da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU, nas ocorrências com vítimas, todo o trabalho de policiamento e educação que vem sendo empreendido é conjunto de todas as instituições de segurança pública de Nova Serrana”. Considerou o comandante.

Por fim foi ainda repassado que a população pode esperar por parte da Polícia Milita “uma maior ostensividade e visibilidade da presença da PM, transmitindo maior sensação de segurança à população ordeira, cumprindo  papel constitucional da Polícia Militar que é da realização do policiamento ostensivo e preservação da ordem pública. Atrelado a isso as fiscalizações de trânsito também objetivam a diminuição de infrações e acidentes de trânsito fazendo com que este fique cada vez mais seguro aos usuários”. Finalizou o Comando do 60º BPM, Ten. Cel. Wemerson Lino Pimenta.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile