Colunistas

Planejamento estratégico, por que ter um?

Publicado

em

Hoje em dia se sobressair no cenário atual esta cada vez mais difícil, instabilidade política, crises financeiras, competitividade acirrada são fatores que contribuem para essa dificuldade. Este cenário é fruto da falta de planejamento de nossos políticos, empresários e profissionais. Esta situação exige mais dos gestores e administradores, exige mais planejamento, onde as empresas e pessoas que estiverem melhores preparadas irão sobreviver e perpetuar no mercado. As empresas e os profissionais precisam se organizar e definir suas metas e objetivos.

Por trabalharem sempre na pressão, na correria, os profissionais agem como bombeiros, sempre apagando incêndios, entregam tudo na última hora, nem conferem o que estão entregando. Trabalham, trabalham e terminam o dia exaustos, mas com sensação como se não tivessem produzido nada, acaba por ficarem frustrados e sobrecarregados.

Dai me pergunto, falta de tempo ou falta de planejamento?

Quando não se planeja, não se sabe aonde quer chegar e quando não se sabe aonde quer chegar, qualquer lugar serve não se tem um local específico ou caminho definido, isso exigirá mais da pessoa que estiver conduzindo a situação, ocasionando em perca de tempo e atraso. Uma das vantagens do planejamento, é que você estabelece metas, traça um caminho a seguir, simula cenários que possam ocorrer, estabelece técnicas ou métodos para contornar adversidades, prevê possíveis oportunidades ou problemas e de acordo com seus conhecimentos ou com a ajuda de terceiros, pode traçar formas de minimizar o impacto, no caso se for negativo, já no caso se for impacto positivo, consegue potencializar as oportunidades e obter melhores resultados.

Mas afinal, por que ter um planejamento estratégico pode fazer a diferença?

O planejamento faz com que a empresa seja impulsionada na direção certa, trabalha hipóteses e auxilia para que a organização possa se antecipar às ameaças e construir cenários de oportunidades e melhorias. Pautado por esses cenários, onde com profundidade e clareza, as empresas possam construir uma base de informações sólida que auxilia os gestores para tomada de decisões no presente, com base no passado e projetando o futuro.

As empresas e os profissionais que possuem planejamento estratégico agem com excelência, seus resultados e indicadores são melhores do que os de seus concorrentes, sua eficiência e produtividade são maximizados, seus produtos tem mais qualidade e se sobressaem no mercado.

O planejamento estratégico deve ser revisado a cada seis meses ou no máximo a cada ano, pois os cenários estão se alterando em um espaço menor de tempo, para não ser pego de surpresa, os gestores devem fazer esse acompanhamento bem próximo, as estratégias precisam estar alinhadas e integradas por todos da equipe, esse acompanhamento é necessário para saber se a empresa está em dia com seu planejamento e se os resultados estão sendo satisfatórios ou se a empresa deve alterar algum elemento de seu planejamento.

O planejamento estratégico também tem seus pontos fracos, o planejamento trabalha com hipóteses, cenários que possam vir a ocorrer, não trabalha com o real, concreto. Mas a ausência dele é seu pior inimigo para uma gestão eficiente e sustentável.

Por fim, o planejamento, se bem aplicado, torna-se uma ferramenta capaz de elevar os resultados e indicadores das empresas, pois atua como instrumento de acompanhamento, comunicação, crescimento e desenvolvimento contínuo. Para que o planejamento seja executado e concluído e ainda apresente os melhores resultados, é necessário integrar toda equipe e setores, definir quem vai fazer, o que será feito, como será feito, quando será feito e quanto custará para ser realizado. Dessa forma, diante de tantas oscilações, podemos definir que a empresa que deseja ter sucesso, terá de ser flexível, ter capacidade para ajustar seu perfil às necessidades do mercado e não se esquecer de planejar, executar, monitorar e controlar.

 

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile