Colunistas

Os benefícios da musculação para pessoas com depressão

Publicado

em

Caros leitores, em edições anteriores da nossa coluna, explicamos como a musculação traz benefícios para a promoção da saúde e qualidade de vida, e aumenta a massa muscular (hipertrofia) (http://catalogodigitalpro.com.br/author/marcelo-andrade/).

Nessa edição vamos falar sobre os benefícios da musculação para pessoas com transtornos psicológicos, especificamente com depressão.

A depressão trata-se de um transtorno mental no qual o afetado apresenta tristeza constante e perda de interesse em participar atividades que são comumente prazerosas, acompanhadas da incapacidade de realizar atividades diárias, durante pelo menos duas semanas.

Além disso, pessoas com depressão regularmente apresentam sentimento de culpa ou falta de autoestima, transtornos do sono ou de apetite, sensação de cansaço e falta de concentração, e pensamentos de suicídio ou de causar danos a si mesmos.

Existem algumas teorias biológicas que procuram explicar a depressão. Uma delas cita que a depressão é resultado de uma disfunção do número e da sensibilidade dos receptores monoaminérgicos (noradrenalina, serotonina e dopamina), provavelmente determinada geneticamente.

A prática frequente de exercícios está associada à ausência ou a poucos sintomas depressivos e até de melhora em pessoas que apresentam quadros depressivos. Dentre os inúmeros exercícios, a musculação tem se mostrado eficaz na redução dos sintomas associados à depressão.

Mas lembre-se bem, procurem sempre o Profissional de Educação Física para orientá-los. A boa orientação fará toda a diferença!

 

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile