Minas

Número de casos de coqueluche em Minas sobe quase 30% em menos de um mês

Publicado

em

Medida mais eficaz para a prevenção à doença é a vacinação - Foto: Lionel Cironneau

Em menos de um mês, o número de casos confirmados de coqueluche subiu quase 30% em Minas Gerais. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), nesta terça-feira (15 de outubro), 264 pessoas contraíram a bactéria no Estado em 2024. Em 21 de setembro, o total de confirmações era de 205 notificações. Dois bebês morreram vítimas da doença neste ano, após um período sem mortes desde 2019.

O número de casos confirmados neste ano já é 18 vezes maior do que o registrado em todo 2023, quando o Estado somou 14 notificações. O dado ainda pode aumentar, tendo em vista os 778 casos classificados como suspeitos, e que estão em investigação, conforme afirma a SES.

A infecção respiratória também já levou dois bebês à morte no Estado. O primeiro óbito foi notificado em 19 de julho. A vítima foi um bebê de um mês e 23 dias, que residia em Poços de Caldas, no Sul de Minas. A criança ainda não tinha recebido nenhuma dose da vacina contra a doença, devido à faixa etária, e a mãe também não foi vacinada na gestação.

A segunda morte foi registrada em Belo Horizonte. Trata-se de um bebê de um mês de idade, do sexo masculino. Segundo a SES, a mãe da criança também não havia tomado a vacina contra a coqueluche durante a gestação.

Foto: Lionel Cironneau – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/cidades/2024/10/15/numero-de-casos-de-coqueluche-em-minas-sobe-quase-30–em-menos-d

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile