Cultura

No Japão, 75% dos homens dão todo seu salário às esposas e recebem apenas uma mesada

Publicado

em

Imagem ilustrativa - Foto: lookstudio/Freepik

No Japão, as mulheres desempenham um papel fundamental na gestão das finanças domésticas. Essa prática é conhecida como “okozukai”, que, embora traduzida como “mesada” ou “ajuda de custo”, representa muito mais do que um simples repasse de dinheiro. Culturalmente, o termo refere-se ao valor que as esposas concedem a seus maridos mensalmente. Com informações de Terra e Geopolítica.

Dentro desse sistema, os esposos entregam seus salários às esposas, que, por sua vez, são responsáveis por pagar todas as despesas domésticas e disponibilizar uma quantia para que seus maridos possam gastar como desejarem, seja em itens pessoais ou em atividades sociais.

A transmissão dessa tradição ocorre de geração em geração, e os esposos japoneses tradicionalmente esperam que suas esposas assumam essa responsabilidade. Uma das razões por trás dessa prática pode estar relacionada ao estresse e à exaustão que muitos homens japoneses enfrentam em suas rotinas de trabalho. Assim, a gestão das finanças domésticas é vista como uma forma de aliviar a pressão sobre eles, com as mulheres assumindo esse papel para garantir um ambiente mais tranquilo em casa.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile