Acidente

Moradores atingidos por deslizamento em mina de Conceição do Pará terão canal 0800 para orientações

Publicado

em

Não havia ninguém no local - Foto: Divulgação: CBMG

Segundo a Defesa Civil Estadual, o canal será de responsabilidade da mineradora

Moradores da comunidade de Casquilho de Cima, em Conceição do Pará, atingidos pelo deslizamento de uma pilha de rejeitos da mina Turmalina, pertencente à mineradora de ouro Jaguar, vão ganhar um canal 0800 para registrar reclamações e obter informações. A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Minas Gerais, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (11 de dezembro). Mais de 150 pessoas foram evacuadas do local após uma pilha de rejeitos desmoronar dentro da Mina de Turmalina no último sábado (7 de dezembro).

Segundo o chefe do gabinete militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Paulo Roberto Bermudes, a ideia é facilitar o contato dos atingidos com a mineradora. “Vai ser criado um 0800 para atendimento à comunidade, por responsabilidade do empreendedor”, afirmou.

O coronel afirmou ainda que nas últimas horas houve uma estabilização da pilha de rejeitos. “Tivemos uma paralisação na movimentação do rejeito nas últimas horas, isso é um bom sinal. Além disso, a empresa já está colocando equipamentos para acompanhar a situação na pilha de rejeitos, se haverá alguma nova movimentação”, avaliou.

O balanço divulgado pelos bombeiros nesta quarta-feira (11 de dezembro) aponta que 207 pessoas foram realocadas de suas casas, 678 animais foram resgatados, sete edificações foram atingidas e 120 foram evacuadas. Em comunicado, a Jaguar destacou que os resgates estão sendo realizados em parceria com outras empresas.

O que diz a Jaguar

A Jaguar Mining informa que está disponível um número telefônico de contato para esclarecimento de dúvidas sobre o deslizamento da pilha de rejeitos/estéril na Unidade Turmalina (MTL), em Conceição do Pará (MG), que ocorreu no dia 07/12/2024.  

Os contatos podem ser feitos pelo número 0800 942 0312. Além disso, o e-mail casquilho@jaguarmining.com.br também continua disponível para o esclarecimento de dúvidas sobre o ocorrido. Destacamos que a Jaguar não entra em contato com nenhuma pessoa através de aplicativos de mensagem de celular ou quaisquer outros meios. 

Nesta quarta, 11/12, foi detectada movimentação no topo da pilha, porém, os rejeitos deslocados se mantiveram no perímetro do deslizamento. Os georadares instalados na área emitiram alerta e as atividades de contenção foram paralisadas por segurança.

Desde o ocorrido, a Jaguar tem realizado o cadastro das pessoas que foram realocadas e está prestando toda a assistência necessária. Algumas, porém, optaram por deixar suas casas voluntariamente e agora estão sendo cadastradas.

Assim, no cadastro atualizado, 207 pessoas, de 75 famílias, foram realocadas. A grande maioria está em hotéis da região e outras se encaminharam a casas de parentes. 

O número de imóveis desocupados é de 120 edificações, sendo sete atingidos pelo deslizamento.

Até o momento, 678 animais foram registrados. Desses, 486 foram devolvidos e levados para locais escolhidos pelos seus tutores. Outros 65 foram para abrigo em clínica veterinária e 127 permanecem em campo sob os cuidados de empresas especializadas.

Foto: Divulgação: CBMG – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/cidades/2024/12/11/moradores-atingidos-por-deslizamento-em-mina-de-conceicao-do-par

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile