Economia

Minascon evidencia união e importância da construção em Minas Gerais

Publicado

em

Foto: Cristiane Silva

Solenidade de abertura do evento reúne autoridades, políticos, representantes de sindicatos e profissionais do setor

Autoridades, políticos, empresários, presidentes de sindicatos empresariais e profissionais prestigiaram a solenidade de abertura do Minascon 2024, realizada nesta quinta-feira à noite (4/7), em Divinópolis, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. A cidade recebe pela primeira vez o principal evento da construção do estado, que chega à 21a edição.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, saudou o público e afirmou que o Minascon simboliza a união, a representatividade e o poder de transformação do associativismo para levar prosperidade a toda sociedade. Nessa direção, Roscoe acredita o evento é uma importante oportunidade de troca de conhecimentos e experiências, o que pode contribuir para o incremento de qualidade no segmento da construção em Minas e no país. “Com aceso a informação, é possível transformar negócios, descobrir novas oportunidades por meio da tecnologia e inovação, por exemplo”.

Por outro lado, Flávio observou que um dos desafios para a expansão da construção civil é o sistema tributário brasileiro, que pode ser melhorado com a promulgação da reforma tributária no fim de 2023. A proposta, de acordo o presidente, pode facilitar a inclusão de mais pessoas em programas habitacionais. Ao fim do seu discurso, Roscoe agradeceu à equipe da FIEMG que trabalha na realização do evento, os sindicatos associados à entidade, patrocinadores, apoiadores e parceiros.

Vice-presidente da FIEMG Regional Centro-Oeste, Eduardo Soares, deu boas-vindas a todos que participam do Minascon e destacou a importância de Divinópolis receber pela primeira vez a feira da construção mineira. Em coro com Roscoe, Soares fez um agradecimento a todos os envolvidos na promoção do encontro.

“Teremos três dias de palestras e entendimentos de novas tecnologias, de processos e propostas para o setor da construção, que é muito importante para o nosso país a partir da geração de emprego e renda”, disse Eduardo Soares. O dirigente, entretanto, lembrou da importância de o segmento estar atento aos movimentos mais recentes da economia, como a reforma tributária e a desvalorização do real diante de outras economias.


Geraldo Linhares, grato aos realizadores da feira e parceiros, falou do desafio de levar o Minascon para o interior do estado e da importância do evento para o desenvolvimento da cadeia da construção. “Que possamos seguir realizando essa feira para multiplicar conhecimentos e encontrar soluções para problemas comuns do segmento”.

Parceria para avançar:

“O Minascom é uma importante contribuição da FIEMG para refletirmos sobre o futuro d da construção. E com a Federação nós mantemos um relacionamento e uma parceria estratégicos na defesa da agenda de desenvolvimento brasileiro”, afirmou o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Renato Souza Correia ao enaltecer o trabalho conjunto entre as duas entidades. Para Correia, o país passa por grandes desafios econômicos, como a busca pelo crescimento, o equilíbrio fiscal e alcance de maior competitividade do setor produtivo. Vice-prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida citou a relevância do Minascon para Divinópolis e região, para o desenvolvimento e a geração de emprego e renda.

Programação:

Com o tema “Descubra hoje o futuro da construção”, o evento vai, ao longo de três dias, reunir a cadeia da indústria da construção civil, fomentando negócios e promovendo a capacitação de gestores e profissionais que atuam no segmento. O Minascon tem na programação mostra de empresas da construção em 30 estandes, treinamentos, minicursos, palestras, painéis, concurso A Ponte e a Praça do Concreto.

O Minascon 2024 é uma realização da FIEMG, por meio da FIEMG Regional Centro-Oeste, do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Centro-Oeste, da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG. Conta também com o apoio máster do SEBRAE, patrocínio ouro da CAIXA e Governo Federal, patrocínio prata do CREA-MG, Codemge e Governo do Estado de Minas Gerais, além dos apoios do SEST SENAT e institucional do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU-MG).

(Informações de Gracielle Castro/Consultora Interna/FIEMG)

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile