Saúde

Milhares de pessoas esperam por doação de córneas em Minas Gerais

Publicado

em

Imagem: Freepik 

AUMENTO DA FILA PREOCUPA | Mais de 3.700 pessoas aguardam por um transplante de córnea em Minas Gerais. Essa é uma das maiores filas de espera por um órgão ou tecido já registradas no estado. De acordo com o MG Transplantes, em Minas Gerais, são mais de sete mil pessoas que estão à espera de um órgão neste ano. Em 2023, foram realizados cerca de 2 mil transplantes entre órgãos e córneas. Com informações de Itatiaia.

De acordo com Paulo Lenner Peixoto de Araújo Filho, coordenador do Núcleo de Tecidos Oculares do MG Transplantes, é de extrema importância aumentar a notificação de potenciais doadores e ampliar o debate sobre a doação de órgãos e tecidos. Ele ainda explica o que contribuiu para aumentar a fila de espera pelo transplante de córnea.

“Infelizmente, essa é uma realidade que nós nunca passamos no Estado com a lista de espera tão grande e, basicamente, o que a gente percebe é que durante os anos da pandemia, 2020–2021, nós tivemos um acréscimo muito grande desses pacientes candidatos ao transplante, porque houve uma interrupção das captações de córnea pelos doadores que faleciam por parada cardíaca. Nesse período, foi permitida apenas a captação de doadores que a gente chama de morte encefálica, que são em um número bem menor”.

 

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile