festividades

Fogos de Copacabana terão 35 mil disparos e sincronia ao som de ‘Evidências’

Publicado

em

As 10 balsas de Copacabana passarão por vistoria nesta segunda — Foto: Reprodução/TV Globo

Quem estiver em Copacabana, na Zona Sul do Rio, durante a noite da virada — no “Maior Réveillon do Mundo’’ — terá o privilégio de ver 35 mil disparos pirotécnicos em 12 minutos, sincronizados com música e disparados de 10 balsas que serão ancoradas na orla da Princesinha do Mar.

Na manhã desta segunda-feira (30), as embarcações — com mais de 15 toneladas de fogos de artifício — passarão por uma inspeção. As estruturas serão levadas para Copacabana na manhã desta terça (31).

Segundo a Prefeitura do Rio, equipamentos com conexão via GPS garantirão que cada balsa dispare os fogos com precisão, sincronizados em tempo real.

As bombas são preparadas para explodir em três alturas distintas: entre 50 e 60 metros; entre 120 e 150 metros; e entre 180 e 210 metros, para evitar o acúmulo de fumaça. A sequência das detonações foi desenvolvida e simulada com o auxílio de um software de ponta chamado Finale 3D.

Só Copacabana — onde haverá três palcos, um deles para música gospel, algo inédito — deve atrair 2,5 milhões de pessoas.

A trilha sonora que vai acompanhar o espoucar no céu terá canções mixadas de Lady Gaga, Madonna e Coldplay, mas com espaço ainda para “Evidências”, um dos maiores sucessos de Chitãozinho e Xororó.

No palco principal, em frente ao Copacabana Palace, Caetano Veloso e Maria Bethânia abrem a noite em alto nível.

Ivete Sangalo segue para fazer a festa e, logo depois dos fogos, Anitta, toda preparada no funk, fará o público dançar. A Unidos do Viradouro fechará a maratona. No palco Samba (Rua República do Peru), Dudu Nobre e Pretinho da Serrinha estão entre as atrações.

Um pouco antes da contagem regressiva para 2025, haverá um manifesto, que será exibido no telão do palco principal, criando um momento de reflexão, com duração de um minuto.

De acordo com a Riotur, o espetáculo de fogos do Rio Réveillon 2024/2025 segue todas as recomendações e legalizações dos órgãos competentes.

Os fogos de artifícios utilizados são de baixo ruído, sem estampidos, com explosões abaixo de 120 decibeis e distanciamento seguindo todas as normas de segurança, assim como regulamenta o Projeto de Emenda à Lei Orgânica 22-A/2018.

Ao todo, 6 cruzeiros, que já foram inspecionados, vão acompanhar o espetáculo em alto mar.

Foto: Reprodução/TV Globo – Com informações de g1: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2024/12/30/fogos-de-copacabana-terao-35-mil-disparos-e-sincronia-ao-som-de-evidencias.ghtml

Anitta, Ivete Sangalo, Caetano e Bethânia se apresentam no Réveillon do Rio — Foto: Reprodução

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile