Saúde

Entenda o que é peeling de fenol, procedimento famoso na web que matou jovem de 27 anos

Publicado

em

Nas primeiras semanas após a realização do peeling de fenol, a pele fica vermelha, com sensibilidade aumentada e descamação. - Foto: Reprodução redes sociais

Tratamento tem sérias reações, causa descamação da pele, mas promete o rejuvenescimento

A Polícia Civil de São Paulo investiga a morte de um jovem de 27 anos que morreu, nesta segunda-feira (03 de junho), após realizar um procedimento para rejuvenescimento da pele chamado peeling de fenol. A técnica foi feita na clínica da influenciadora Natalia Becker, que tem mais de 200 mil seguidores no Instagram, conta desativada após a polêmica, e se apresenta como “premiada especialista”. A esteticista é investigada pela morte e procurada pela polícia para prestar depoimento. Com informações de O Tempo.

O jovem Henrique Chagas tinha o sonho de retirar marcas da pele e não fez nenhum exame antes de realizar o procedimento. O caso, que a princípio foi registrado como ‘morte suspeita’, agora é  tratado pela polícia como ‘homicídio’. A suspeita é a de que Henrique possa ter tido alguma reação alérgica ao tratamento e morrido por “choque anafilático” pelo uso da substância química.


Apesar de estar em alta nas redes sociais e ser altamente divulgado por pessoas que já o fizeram, o ‘peeling de fenol’ é uma técnica antiga usada por dermatologistas.

Entenda o procedimento:

A Sociedade Brasileira de Dermatologia afirma que o ‘Peeling de Fenol’ é um procedimento para tratar problemas mais graves e profundos na pele, mas que apresenta potenciais riscos à saúde. O tratamento é feito em sessão única onde é induzida a ‘troca’ da pele original por uma nova.

“A nova camada de pele formada durante o processo de cicatrização é geralmente mais firme, com menos rugas e irregularidades”, diz a dermatologista e presidente da SBD do Rio Grande do Sul, Rosemarie Mazzuco.

Para que isso ocorra, a pele é lesionada para a aplicação do fenol. Devido à profundidade desta lesão, decorrente da ação do componente químico , a recuperação é longa e exige uma série de cuidados pós-operatórios para o tratamento das cicatrizes.

Profissionais adequados

A sociedade também enfatiza a importância de fazer o procedimento com profissionais qualificados e experientes. O fato do fenol ser um agente químico potente, também pode causar problemas cardíacos, renais ou hepáticos se absolvidos em altas quantidades.

“O procedimento deve ser realizado por um médico especialista, em ambiente cirúrgico adequado, geralmente sob anestesia geral ou sedação”, afirma o site da Sociedade Brasileira de Demartologia.

O pós

Nas redes sociais, influenciadoras que já fizeram o procedimento e o divulgam impressionam pelo pós-operatório, que exige muitos cuidados durante a troca de pele.

“Nas primeiras semanas após a realização do peeling de fenol, ocorre vermelhidão, sensibilidade aumentada e descamação. Nessa fase, é fundamental que o paciente se mantenha em casa, seguindo as instruções pós-peeling”, aconselha a dermatologista Rosemarie Mazzuco.

A pele após o peeling demora meses para se recuperar completamente. Dos efeitos colaterais a longo prazo, o mais comum é a possibilidade de escurecimento ou clareamento excessivo da pele. O procedimento só é indicado em pessoas de pele clara”, acrescentou a médica.

O peeling é caro e pode custar até 30 mil reais.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile