Política

Encontro de Zema com deputados do PL acalma ânimos e abre caminhos para diálogos e alianças em 2026

Publicado

em

Encontro do governador com parlamentares do PL serviu para acalmar os ânimos - Foto: Redes Socias / @domingossaviomg

Apesar de fazer parte da base de Zema na Assembleia Legislativa, o PL tem ganhado destaque por votos contrários em questões de interesse do governo

A reunião realizada nesta segunda-feira (16 de dezembro) entre o governador Romeu Zema (Novo) e os deputados do Partido Liberal (PL) em Minas Gerais serviu para acalmar os ânimos dentro da legenda, que tem tido destaque com votos contrários em projetos considerados prioridades pelo governo do Estado.

O encontro foi visto pelos parlamentares como um movimento importante para diminuir as tensões internas, embora muitos ainda prefiram esperar por resultados concretos. “Satisfeitos de fato, só vamos ficar quando vermos os resultados na prática, mas é um movimento que traz esperança”, afirmou uma liderança do PL.

Os deputados apresentaram um ofício ao governador com pautas de interesse dos servidores da segurança, incluindo demandas por reajustes salariais, a reposição das perdas inflacionárias, mudanças no vale-alimentação e a regulamentação das atividades extras realizadas pelos profissionais de segurança, conhecidas como “bicos”.

Zema teria dado espaço para todos os deputados falarem. “O governador conseguiu ouvir, isso é positivo”, disse um dos presentes.  Zema teria dito que está de acordo com as demandas, mas que não iria dar um “cheque sem fundo”, com promessas de reajustes que depois ele não conseguirá arcar. Mesmo sem bater o martelo nos pedidos apresentados, a impressão geral deixada entre os participantes do encontro é que a reunião abriu um espaço de diálogo importante.

Esse diálogo é importante para o governo, sobretudo em semana de votação do orçamento, mas é fundamental para os planos do presidente estadual do PL em Minas, deputado federal Domingos Sávio (PL), que não esconde suas pretensões de construir uma chapa capaz de unir Romeu Zema e o ex-presidente Jair Bolsonaro em um mesmo projeto político.

A leitura feita por lideranças do PL e do governo é que o tema da segurança pública é o gargalo que tem atrapalhado uma aproximação do partido com o governo Zema e eliminar isso abriria caminhos para uma aproximação visando as eleições de 2026, quando o adversário comum das duas legendas será o presidente Lula (PT).

Questionado se o encontro teve caráter eleitoral, Domingos Sávio negou. Ele ressaltou que o ponto principal era apresentar a pauta com as demandas da segurança, mas o parlamentar destacou que uma aliança eleitoral com o governador está no radar.

“Eu defendo que os partidos de direita e centro direita – incluo aí o PL, o Novo, PP, Republicanos, União Brasil e outros que tenham orientações e valores semelhantes devam se unir”, disse. “A primeira coisa que eu disse em minha fala de abertura no encontro foi sobre as muitas afinidades que aproximam os projetos do governo Zema e do PL e que esse ponto da segurança precisava ser tratado”, concluiu.

O PL mineiro tem 11 deputados estaduais e 10 federais. De acordo com os relatos dos presentes, quase todos os deputados estavam presentes na reunião, apenas Nikolas Ferreira (PL) não teria ido. O encontro também teve representação de diversos secretários de Estado.

Zema teria ouvido a todos e saído antes do fim do evento, mas a reunião teria continuado com a condução do secretário de Governo, Gustavo Valadares, que teria se comprometido a fazer uma nova reunião em breve para discutir o andamento das demandas.

Foto: Redes Socias / @domingossaviomg – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/politica/aparte/2024/12/16/encontro-de-zema-com-deputados-do-pl-acalma-animos-e-abre-caminhos-para-aliancas-em-2026

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile