Esportes

Embalado, Cruzeiro demonstra evolução defensiva após ‘mudança caseira’; entenda

Publicado

em

Fernando Seabra, técnico do Cruzeiro, em jogo contra o Atlético-GO, no Antônio Accioly - Créditos: Staff Images/Cruzeiro

Time de Fernando Seabra venceu os últimos três jogos e só foi vazado uma vez nas quatro partidas mais recentes

Embalado por três vitórias seguidas, o Cruzeiro apresentou uma evolução no sistema defensivo nas últimas partidas. A grande mudança foi a escolha do técnico Fernando Seabra em colocar Zé Ivaldo e João Marcelo na dupla de zaga, enquanto Neris, titular no começo da temporada, tem sido opção no banco de reservas. Com informações de Itatiaia.

Nos últimos quatro jogos, o Cruzeiro teve Zé Ivaldo e João Marcelo à frente da meta de Anderson e com William e Marlon nas laterais. Nesse período, o time celeste não foi vazado três vezes. Isso aconteceu no empate sem gols contra o Unión La Calera, pela Copa Sul-Americana, e nas vitórias contra o Alianza e Atlético-GO, fora de casa, pelo torneio continental e pela Série A do Campeonato Brasileiro, respectivamente.

Diante da melhora na defesa, a equipe de Fernando Seabra ganhou uma posição na Sul-Americana e está perto de atingir uma vaga nos playoffs. Apesar de não ter sido o objetivo imediato pela diretoria, que era avançar diretamente às oitavas de final como líder do Grupo B, o Cruzeiro terá dois duelos em casa para sobreviver na competição. Além disso, o time foi de 10º para 5º lugar na tabela do Brasileirão.

Cruzeiro tem ‘início histórico’ no Brasileirão

Curiosamente, após cinco partidas no Brasileirão, o Cruzeiro igualou os mesmos números da histórica campanha de 2014. Há dez anos, o Cruzeiro deu início ao bicampeonato brasileiro ao somar 10 pontos nas primeiras cinco rodadas. Em 2024, vale ressaltar que a equipe celeste tem um jogo a menos em relação a alguns adversários na tabela, já que o duelo com o Internacional foi adiado pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

Em 2013, quando foi campeão da Série A, o Cruzeiro fez oito pontos nas cinco primeiras rodadas, ou seja, o início do Brasileiro neste ano é superior ao do time de Marcelo Oliveira naquela ocasião.

Nesta temporada, o principal objetivo do Cruzeiro no Brasileirão é encerrar a campanha na primeira página e, consequentemente, assegurar uma vaga em um torneio continental.

Já em 2014, sob o comando de Marcelo Oliveira, a perspectiva do Cruzeiro era brigar pelo título, objetivo que foi concluído em uma campanha de 80 pontos, sendo 10 de diferença para o vice-líder São Paulo.

Cruzeiro muda o foco para a ‘Sula’

Agora, após a vitória em Goiânia nesse domingo (12), o Cruzeiro “vira a chave” para a Sul-Americana. Com uma tendência de manutenção dos titulares, o time cruzeirense vai receber o Unión La Calera na quinta-feira (16), às 21h (de Brasília), no Independência, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada.

Vale ressaltar que o Mineirão não receberá a partida por causa da realização de um show internacional no estádio.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile