Esportes
Em Minas, Lula volta a dizer que é cruzeirense em meio à ‘maioria atleticana’
Presidente da República inaugurou fábrica de fertilizantes na Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, nesta quarta-feira (13)
Em Minas Gerais nesta quarta-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a dizer que é cruzeirense em meio à “maioria atleticana”. O chefe do Executivo deu a seguinte declaração durante uma cerimônia de inauguração do Complexo Minero industrial da Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro. Com informações de Itatiaia.
Vale destacar que, em 8 de fevereiro deste ano, Lula declarou ser cruzeirense em Minas por causa do título da Taça Brasil de 1966, conquistada sobre o Santos de Pelé.
“Em Minas Gerais, eu sou cruzeirense. Mesmo sabendo que a maioria é atleticana. De vez em quando, eu tomo umas vaias quando eu falo que sou cruzeirense. Eu aprendi a torcer pelo Cruzeiro na época do Dirceu Lopes, Tostão, do Natal, do Joãozinho, do Piazza, do Raul. Então, virei cruzeirense nessa época”, disse Lula nesta quarta-feira (13).
No mês passado, Lula, que é corintiano assumido, contextualizou a preferência futebolística ao dizer que precisa de uma relação civilizada com Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais.
“O que eu quero é que a gente construa no país uma relação civilizada. Dois políticos podem ser de partidos diferentes, ser de religiões diferentes. Torcer, aqui em Minas Gerais, para times diferentes. Por exemplo, eu sei que a maioria dos mineiros é atleticano, mas eu torço para o Cruzeiro”, afirmou.
“Eu nasci antes da geração Paulo Isidoro. Eu nasci na Seleção do Tostão, do Dirceu Lopes, do Joãozinho, do Natal. Foi essa geração que me fez conhecer o futebol de Minas Gerais. Depois veio o Atlético com aquele timaço, mas eu já tinha feito a opção, porque eu vi o Cruzeiro enfiar 6 a 2 no Santos com Dorival, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe”, complementou Lula.
Pesquisas de torcidas em Minas
Apesar da declaração de Lula, a pesquisa “O Maior Raio-x do Torcedor”, feita pela CNN/Itatiaia/Quaest em abril de 2023, mostrou que atleticanos e cruzeirenses têm 5% da preferência dos brasileiros no cenário nacional e estariam tecnicamente empatados.
Já a pesquisa Datafolha, realizada em agosto de 2023, demonstrou que a torcida do Cruzeiro é a maior de Minas, com 2% de diferença em relação ao rival: 4 a 2%.