Atualidade
De olho nos imigrantes, jornal de Portugal lança edição para brasileiros em português do Brasil
Comunidade brasileira em Portugal tem mais de 600 mil pessoas registradas
O jornal Diário de Notícias de Portugal lançou um noticiário destinado à comunidade de brasileiros que vive no país, escrito em português do Brasil. Com informações de mediatalks/UOL.
O projeto DN Brasil inclui uma edição impressa circulando encartada no jornal nas primeiras segundas-feiras do mês e uma página de notícias de interesse da comunidade brasileira no site do Diário de Notícias.
A editora é a jornalista brasileira Amanda Lima, que vive em Portugal desde 2019 e que entre outros trabalhos foi convidada pela CNN Portugal para fazer comentários sobre assuntos ligados ao Brasil. A equipe tem outros dois jornalistas, também brasileiros.
O Diário de Notícias, hoje semanal, é o jornal mais antigo de Portugal e pertence ao Global Media Group, que vive uma crise envolvendo questões societárias e regulatórias. Os jornalistas do grupo entraram em greve em janeiro.
A estruturação do projeto foi feita pelo jornalista brasileiro Paulo Markun, que se desligou da empresa em março após a mudança nos rumos do grupo.
Serviço, notícias e cultura no jornal para brasileiros em Portugal
A página DN Brasil combina notícias sobre brasileiros em Portugal, questões imigratórias, dicas culturais, artigos de opinião e serviço a imigrantes.
Bruno Contreiras Mateus, diretor interino do Diário de Notícias, disse no lançamento que “Portugal já tarda numa iniciativa de integração e aculturação como esta, dirigida a uma comunidade com mais de 600 mil pessoas que escolheram o país para morar, sendo a maior comunidade imigrante em solo português”.
Ele acrescentou que a escolha por escrever em português do Brasil tem como finalidade a aproximação maior com o leitor.
Amanda Lima, contratada em setembro para liderar o DN Brasil quando Paulo Markun estava à frente do projeto, disse ter percebido muita demanda, especialmente nas áreas do jornalismo de serviço e informação, essenciais ao imigrante.
Ela salientou também que muitas informações relativas ao Brasil em Portugal são divulgadas “de forma amadora nas redes sociais”, e que o objetivo do projeto é tratar essas informações de forma profissional.
A proposta do DN Brasil é ser “um jornal que o brasileiro se identifica na forma de comunicar, na forma como escrevemos”, explica.
“Toda a equipe é composta por imigrantes, o que permite um olhar diferente e ao mesmo tempo reconhecido para os problemas que o imigrante enfrenta, vist que todos encaram as mesmas dificuldades”, completou.
A primeira edição impressa, que circulou na primeira semana de junho, traz na capa assuntos locais escritos em português do Brasil e uma reportagem sobre a comunidade brasileira no país.
Os leitores não são apenas os que vivem em Portugal. Com base nos dados do site do DN Brasil, Amanda diz que São Paulo é a segunda cidade que mais acessa o jornal, seguida por Lisboa, Rio de Janeiro e Porto.
Patrocínio, publicidade e eventos para financiar o DN Brasil
Para a largada da iniciativa, o DN Brasil conta com o patrocínio do Grupo Bel, do empresário português Marco Galinha, que tem negócios em vários segmentos, incluindo em mídia. Marcas portuguesas ou brasileiras estão sendo buscadas para ampliar o espaço publicitário.
Além disso, há a possibilidade de parcerias para eventos que integrem os dois países. Exemplo disso foi o DN Brasil como mídia parceira da Brazil Origin Week, que ocorreu de 6 a 9 de junho em Vila Nova de Gaia (no Porto, norte do país).
O evento foi patrocinado pelos governos estaduais da Bahia e do Pará; pela Embaixada do Brasil em Portugal e pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira.
Além das rodadas de negócios com empreendedores e produtores brasileiros, houve painéis com debates focados em negócios e na história luso-brasileira e programação cultural.
(Com a colaboração de Lena Miessva, do Porto)