Economia

De Minas para o mundo: comércio exterior do Estado em expansão

Publicado

em

Entre os produtos mais relevantes na pauta exportadora mineira estão o minério de ferro, que representa 31% das exportações, e o café, com 17,7% de participação FOTO: Divulgação / Secom

Minas Gerais consolida-se como um dos protagonistas do comércio exterior no Brasil. Com políticas estruturadas que priorizam a expansão dos mercados, o Estado segue ampliando seu alcance internacional, promovendo seus produtos e fortalecendo os setores produtivos regionais.

O saldo positivo da balança comercial mineira, a diversidade da pauta exportadora e o compromisso de aproximação com mercados estratégicos reafirmam Minas Gerais como um polo dinâmico e influente no cenário econômico global. Atualmente, o Estado é o terceiro maior exportador do Brasil.

No período entre janeiro e outubro de 2024, as exportações mineiras atingiram a marca de US$ 35,2 bilhões, representando um crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ao todo, o fluxo comercial – considerando importações e exportações – somou US$ 49,2 bilhões nos primeiros dez meses do ano, com um saldo positivo de US$ 21 bilhões.

A pauta exportadora mineira destaca-se pela diversidade e qualidade, incluindo desde produtos tradicionais como o minério de ferro e o café até itens de alta tecnologia, como transformadores elétricos e aeronaves.

Entre os produtos mais relevantes estão o minério de ferro, que representa 31% das exportações, e o café, com 17,7% de participação, seguido por soja (8,3%)e ferroligas (5,2%).

No período, os principais destinos das exportações mineiras foram a China, que absorve 38,5% dos produtos exportados, seguida por Estados Unidos (10,3%), Alemanha (3,7%), Argentina (3,5%) e Países Baixos (3,3%).

A força exportadora de Minas Gerais não está limitada aos produtos primários. Nos últimos quatro anos, as políticas de comércio exterior incentivaram o crescimento de exportações de alto valor agregado, com um total de US$ 3,7 bilhões em exportação de produtos de tecnologia média-alta e alta, resultando em um incremento de 72,9% na comercialização desses itens. O portfólio tecnológico mineiro inclui produtos como aeronaves, máquinas elétricas e eletrônicas, que despontam como uma nova fronteira para a internacionalização da indústria do Estado.

A estratégia para impulsionar esses setores é composta por missões comerciais, capacitações para as empresas e a elaboração de estudos de inteligência de mercado, que buscam qualificar os empresários mineiros para os desafios do comércio exterior.

Iniciativas impulsionam os resultados em Minas Gerais

Peça estratégica na política estadual, a Diretoria de Promoção de Exportações e Comércio Exterior (Dipex), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG),apoia a expansão internacional das empresas mineiras, conectando produtos do Estado com mercados globais de forma estruturada e eficiente. A Dipex mapeia continuamente oportunidades comerciais e organiza projetos que facilitam a inserção de Minas Gerais no comércio exterior.

Entre os principais serviços oferecidos estão a inteligência comercial, que identifica mercados potenciais, e o acompanhamento qualificado de exportações, promovendo um ambiente de negócios favorável para as empresas locais. Por meio de parcerias com embaixadas e escritórios internacionais, a Dipex amplia a rede de contatos estratégicos, facilitando missões comerciais, capacitações e ações que aproximam empresários mineiros de compradores internacionais.

Estado amplia fronteiras com plataforma e missões comerciais

No centro das políticas de promoção de exportações de Minas Gerais está a plataforma Minas Business Connection, pioneira entre as iniciativas estaduais brasileiras de facilitação de negócios internacionais. Direcionada ao setor empresarial, a plataforma atua como uma ponte entre empresas mineiras e parceiros globais, oferecendo ferramentas que auxiliam na identificação de oportunidades comerciais e demandas específicas de produtos por país.

Com um banco de dados que inclui mais de 200 mil empresas em 170 países, a Minas Business Connection é uma peça fundamental para os empresários mineiros que buscam expandir sua atuação no exterior e aumentar sua competitividade no mercado global.

Atualmente, a plataforma apresenta inúmeras oportunidades de negócios abertas, facilitando para as empresas de Minas Gerais o acesso direto a demandas concretas de compradores estrangeiros.

Missões internacionais aproximam exportadores de futuros clientes

Para facilitar a inserção das empresas mineiras no mercado externo, Minas Gerais organiza missões comerciais que conectam empresários a potenciais parceiros e clientes em diversas partes do mundo. Em 2024, por exemplo, o setor calçadista foi foco de uma missão ao Uruguai, onde empresas do polo de Nova Serrana, na região Centro-Oeste do Estado, participaram de mais de 120 reuniões de negócios, com expectativa de gerar até R$ 6,3 milhões em contratos futuros.

Além disso, outra missão foi realizada no Paraguai, visando à promoção de produtos alimentícios mineiros como café, laticínios e doces. Foram realizadas cerca de 60 agendas entre fornecedores e compradores, resultando em uma expectativa de R$ 5 milhões em negócios.

Essas missões não apenas geram negócios imediatos, mas também proporcionam aos empresários mineiros um entendimento mais profundo dos mercados-alvo e a oportunidade de se adaptarem a novas realidades culturais e comerciais. O suporte institucional e técnico oferecido pelo Estado nessas iniciativas assegura que os empresários estejam bem preparados para enfrentar os desafios do comércio internacional, fortalecendo a competitividade mineira e ampliando a visibilidade dos produtos locais​.

Comércio exterior alavanca a economia mineira

O sucesso das exportações mineiras e as ações de promoção do comércio exterior impactam positivamente a economia local, contribuindo para a geração de empregos e o fortalecimento da indústria regional.

O sucesso do comércio exterior é um dos fatores que garantiram um crescimento de 2% no Produto Interno Bruto (PIB) mineiro no primeiro semestre. Além disso, o Estado se destaca com a criação de 204 mil vagas formais entre janeiro e outubro, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Para saber mais sobre as políticas e oportunidades de exportação em Minas Gerais, acesse o site da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).

Foto: Divulgação / Secom – Com informações de Diário do Comércio: https://diariodocomercio.com.br/conteudo-patrocinado/minas-gerais-para-o-mundo-comercio-exterior-em-expansao/

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile