Saúde

Doe esperança: conheça o novo documento para se tornar um doador de órgãos

Publicado

em

Imagem ilustrativa - Fonte: Freepik

A partir desta terça-feira (2), quem deseja ser um doador de órgãos pode declarar a vontade por meio de um documento digital. A Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) é feita em um dos 8.344 Cartórios de Notas do Brasil (CNB). Com informações de Itatiaia.

A declaração pode ser feita gratuitamente pelo site www.aedo.org.br. Por meio da Central Nacional de Doadores de Órgãos, ela ficará disponível para consulta via CPF do falecido pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde.

Segundo dados do CNB, atualmente, mais de 42 mil pessoas esperam na fila de transplantes em todo o Brasil. Sendo 4 mil no estado de Minas Gerais.

Por lei, quem autoriza a doação em caso de morte encefálica é a família do cidadão, que precisava estar ciente da intenção da pessoa em doar seus órgãos e/ou tecidos. Agora, com a AEDO esta manifestação de vontade ficará registrada dentro de uma base de dados acessada pelos profissionais da Saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar a família no momento do óbito.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile