Editorial - Opinião sem medo!

Comunicar para quem?

Publicado

em

Toda vez que se vai comunicar algo a primeira coisa que é colocada em xeque é, quem é o “público alvo”.

Os profissionais do marketing, da publicidade e como não poderia ser diferente, do jornalismo, pensam antes de escrever ou desenvolver qualquer estratégia de comunicação, quem são as pessoas que devem ser impactadas e devem responder a mensagem enviada.

Assim se desenvolve campanhas publicitarias bem sucedidas que tornam as marcas conhecidas e os produtos desejados. Assim se desenvolvem estratégias de marketing eficientes que ampliam os resultados e lucratividade da empresa. Assim se desenvolve uma comunicação eficiente com resposta e entendimento do leitor.

Contudo quando olhamos para o cenário de nossa cidade percebemos que alguns dos comunicadores faltaram a essas aulas. Pelo menos assim queremos acreditar, afinal, pelos lados de cá, em particular partindo pelo executivo, não se tem pensado muito em quem vai receber e repassar as informações.

Vejam, quando traçamos um público podemos então identificar veículos que são eficientes e que tem credibilidade para girar a informação da forma mais natural e eficiente possível. A partir dai notamos quais são os hábitos e traçamos nossas estratégias de comunicação pensando em como extrair o melhor destes veículos com o menor custo e maior eficiência.

O que não se faz em Nova Serrana é justamente isso, e mesmo não sendo de hoje que enfiamos o dedo nesta ferida, vamos mostrar que mesmo as cabeças mudando, as práticas continuam viciosas, ou até mais viciosas.

Nesta segunda-feira, foi informado pela prefeitura a publicação do edital de lançamento do concurso público municipal para a área da educação. Até ai tudo bem, mas qual veículo da cidade tem funcionamento de seu expediente de jornalismo até as 19h?

Claro que os jornalistas de nossa cidade e também de nosso diário, ficam sempre atentos aos fatos, mas se o objetivo é propagar uma informação para o seu público alvo que são os moradores do município, porque não fazer isso de forma profissional e planejada?

Uma coletiva cairia bem. O maling sendo encaminhado até as 17h cairia bem. Um contato direto com os redatores e jornalistas elucidando a importância da matéria cairia bem.

Mas nada disso efetivamente aconteceu. O que aconteceu foi uma matéria sem informações mais detalhadas sendo veiculada no site da administração as 17h49, estranhamente repassada à imprensa pelo e-mail e whats somente as 19h, e partindo dai, como não seria difícil de se prever, o jornal do secretário solta a notícia em suas redes sociais como um furo.

Não nos importa, quem deu a notícia em primeira mão, não é questão de ego, não é questão de vaidade, é questão de se fazer a coisa certa para o público certo.

Se o objetivo é alcançar o público do município, que a imprensa da cidade seja efetivamente valorizada e tratada como se deve, afinal, isso é estudar o mercado e potencializar as ferramentas que se tem disponível.

Segundo chegou a nosso conhecimento uma nova mente, desta vez pelo visto “pensante”, está assumindo a comunicação da prefeitura. Assim sendo torcemos para que o novo pensador da comunicação da prefeitura comunique para quem se deve, ou seja, para a população de Nova Serrana.

Assim sendo não nos importaremos com horário pelo qual é repassado as informações, porque teremos a consciência de que alguém pelos lados de lá pensa o que deve ser informado e assim sendo o faz pelos meios que se importam em dar a notícia como ela deve ser e, para quem deve ser.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile