Justiça

Chumbo trocado

Publicado

em

Após ter seu assessor exonerado por nepotismo, vereador Jadir Chanel (MDB) denuncia o presidente da Câmara de Nova Serrana, Osmar Santos (Pros) pela mesma prática

Na noite desta terça-feira, dia 26 de março, o vereador Jadir Chanel (MDB), realizou durante a reunião ordinária a Câmara Municipal de Nova Serrana, a denúncia de que servidores contratados da casa deveriam ser exonerados pela prática de nepotismo.

Segundo informou o vereador durante seu tempo regimental, após o seu assessor ter sido exonerado por nepotismo ele faz questão de que dois servidores, que segundo Jadir são cunhados do presidente da Casa, Osmar Santos (pros), também sejam demitidos pela Câmara.

Exoneração de seu assessor

Segundo Jadir, ele não tinha conhecimento da súmula 13 quando contratou seu assessor, e que diante dos fatos, ele exige que medidas também sejam tomadas na Câmara como um todo. “Quando desafiei o presidente a me provar a prática de nepotismo no meu gabinete eu não tinha ciência da súmula 13 do Supremo Tribunal de Justiça. Diante dessa lei que o senhor Osmar Fernandes dos Santos demonstrou ter conhecimento trago, a mesa diretora que sejam exonerados dois de seus assessores que são seus cunhados”. Denunciou Jadir.

O vereador também afirmou que mesmo tentando esconder as provas, existem evidências do parentesco dos assessores com o presidente da casa. “Mesmo que há meses foram apagadas das redes sociais todas as fotos que os ligavam, as testemunhas não foram”. Afirmou Jadir.

Durante a reunião ordinária o presidente da Câmara, Osmar Santos não estava presente. Segundo informado o mesmo estava em Brasília ajustando detalhes sobre a implantação da Rádio Câmara.

Jadir Chanel considerou que “pelo fato do presidente estar presente em Brasília, e não se encontra na cidade não denunciarei ao Ministério Público caso seus assessores sejam exonerados até a próxima semana. Não é olho por olho, e sim justiça, política não se faz com ódio, pois não é função hepática, é filha da consciência, irmã do caráter”.

Vereadores

Após as considerações feitas por Jadir Chanel, alguns vereadores se posicionaram quanto às denúncias de nepotismo e irregularidades.

Segundo Pastor Giovani Máximo (MDB), algo tem que ser feito, pois as denúncias têm gerado um desgaste na imagem de instituição. “Precisamos melhorar nossa estrutura para pararmos de vivenciarmos essas vergonhas que estamos passando. Precisamos fazer uma comissão e um levantamento total de todos os assessores, de todos os funcionários para avaliar a documentação para vermos se ela está dentro do que a lei exige”. Disse Máximo.

O vereador Adair da Impacto (avante), por sua vez lembrou que “para esclarecer, quando contratamos um assessor é assinado um documento junto ao RH, neste documento  com assinatura de quem é contratado consta que o assessor não é parente, e caso seja mentira, ai deve ser feito os levantamentos para que sejam tomadas as devidas providencias diante da justiça”, ponderou.

Por sua vez o vereador Willian Barcelos (PTdoB), considerou que “a mesa diretora na pessoa do senhor presidente, poderia publicar uma portaria disciplinando a contratação, estabelecendo que o servidor responde civil e judicialmente, o Jornal O Popular, publicou na última semana o quadro que estabelece o grau de parentesco veiculado junto a sumula 13, então baseado nisso poderia ser feita a portaria por parte da presidência da casa”. Orientou Barcelos.

Finalizando o vereador Chiquinho do Planalto (PSD) afirmou que comunga com as palavras do Pr. Giovane. “Nós temos que dar exemplo, somos espelho, as pessoas votaram em nós e tem que confiar em nós. Temos que ter cuidado quando assinamos um documento falando sobre grau de parentesco. Vemos ai que tem ex-presidente sendo preso, temos que ter cuidado e sermos responsáveis. temos que dar exemplo a começar daqui. Como vamos colocar um deputado se ele começou a se corromper e fazer coisas erradas aqui na Câmara Municipal. Temos que fazer o levantamento e fiscalizar para dar uma resposta a população”. Disse Chiquinho.

O presidente da reunião, vereador Valdir das Festas Juninas (PCdoB), informou que a Casa usará a Escola do Legislativo, para que sejam dadas aos vereadores e assessores todas as informações e instruções sobre a prática de nepotismo, para que nenhum legislador e assessor cometa a irregularidade e que seja feito tudo como determina a legislação.

Publicidade

Clique Aqui

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile