Minas

Catapora, febre amarela e outras: desabastecimento de vacinas coloca população em risco

Publicado

em

Os pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação das crianças - Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou que há desabastecimento de vacinas em parte da rede no Estado. Em alguns postos de saúde, não é possível encontrar imunizantes contra febre amarela, varicela (catapora), hepatite A e até coqueluche, por exemplo. Em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana, os pais já não conseguem vacinar os filhos contra a catapora, por exemplo. Com informações de O Tempo.

O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, explicou que a situação ocorre apesar de o Estado demandar regularmente doses ao Ministério da Saúde. A pasta federal, no entanto, não está cumprindo o cronograma de entrega das doses.

Um dos alertas, conforme especialistas, é com relação a surtos. “Começamos a ver surtos de doenças que estavam extintas. A varíola, por exemplo, conseguimos extinguir do mundo por meio da vacinação; seria uma tragédia se ela voltasse. Isso vale para o sarampo e a poliomielite. Também é inadmissível que aumente a baixa vacinação contra a varicela (catapora), pois isso intensifica a transmissão da doença e a circulação do vírus em adultos e crianças, o que fatalmente aumentaria o número de casos”, analisa o epidemiologista Leandro Curi.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile