Divinópolis

Bolsonaro aposta em Cleitinho no PL para governar Minas Gerais

Publicado

em

Cleitinho discursou durante comício de Bolsonaro em Divinópolis - Foto: Flávio Tavares / O TEMPO

Se depender da vontade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) deverá trocar de partido e ser o candidato apoiado por ele nas eleições de 2026 ao governo de Minas Gerais. Em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (5 de setembro) em um evento de campanha de Bruno Engler (PL) à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Bolsonaro declarou o desejo de tê-lo no PL e projetou que o senador venceria a eleição.

“O Cleitinho ganha de W.O. do (Rodrigo) Pacheco (presidente do Congresso Nacional)”, disse o ex-presidente a jornalistas. “Tem gente boa em vários partidos do Brasil, exceto na esquerda. Se o Cleitinho quiser vir um dia (para o PL), será muito bem-vindo e vamos fazer uma festa para ele”, acrescentou Bolsonaro, em um acenou para que o senador deixe o Republicanos.

Quando Bolsonaro deu a declaração, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL) estava ao seu lado. Ao menos nos bastidores, Nikolas, que é presidente municipal do PL, é tratado como um potencial candidato ao governo de Minas Gerais em 2026. O governador Romeu Zema (Novo), por sua vez, deve apoiar o vice-governador Mateus Simões (Novo).

No início da campanha eleitoral, Cleitinho vivenciou um mal-estar no Republicanos ao declarar, publicamente, apoio à candidatura de Engler à PBH. O partido tem o deputado estadual Mauro Tramonte como candidato à prefeitura em uma aliança com o Novo, colocando a ex-secretária de Planejamento e Gestão do governo Romeu Zema Luísa Barreto como candidata a vice-prefeita.

Ainda em maio, o próprio Tramonte disse à FM O TEMPO que esperava o apoio de Cleitinho na corrida para a PBH. “Espero que sim (haja apoio), mesmo porque ele é do mesmo partido. Pelo menos foi o que ele me disse quando estivemos reunidos quando o deputado federal Euclydes Pettersen assumiu (o diretório estadual do Republicanos)”, declarou.

O aceno de Bolsonaro a Cleitinho para tentar uma filiação do senador ao PL não é o primeiro que o parlamentar recebe de figuras importantes do cenário político. Ao final de 2023, o partido Novo cobiçou a filiação de Cleitinho. Zema, inclusive, chegou a almoçar com Cleitinho para que as negociações avançassem. No entanto, o senador permaneceu no Republicanos.

O apoio ao senador Cleitinho Azevedo e não a Pablo Marçal é no mínimo interessante. O que você acha?

Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/eleicoes/2024/2024/9/5/bolsonaro-cogita-cleitinho-no-pl-e-candidato-ao-governo-de-minas

Foto: Flávio Tavares / O TEMPO

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile