ANIMAIS
Boi tratado como pet em MG deita sob comando do dono: ‘Não é só um boi, é um amigo’; veja VÍDEO

Boi Morinho é tratado como pet em Piumhi, no Centro-Oeste de MG. Animal de estimação deita ao comando do dono e encosta o focinho no rosto dele em um gesto de carinho.
Morinho também come na mão com delicadeza e faz questão de acompanhar o dono nos trajetos semanais pela cidade. Uma vez por semana, Gilberto percorre cerca de 4 quilômetros com o boi — só por prazer. Dupla tem seus pontos de parada favoritos: no posto, para tomar água, e na padaria, onde o pãozinho é garantido.
Foi com muita paciência e amor que o boi Morinho, tratado como pet em Piumhi, foi adestrado pelo dono, o aposentado Gilberto Veiga. Em um vídeo enviado ao g1 nesta segunda-feira (14), Gilberto mostra Morinho deitando ao seu comando e, logo em seguida, encostando o focinho no rosto dele em um gesto de carinho. Veja acima.
Além de obedecer com precisão, Morinho também demonstra afeto: come na mão com delicadeza e faz questão de acompanhar o dono nos trajetos semanais pela cidade.
A empresária Mileny Rodrigues é uma das muitas pessoas que se comoveram com as frequentes cenas de afeto entre os dois e, por isso, resolveu registrar um desses momentos. O vídeo publicado nas redes sociais já alcançou mais de 170 mil visualizações.
O que mais chama atenção é o cuidado que seu Gilberto tem com Morinho. Mesmo tendo carro, ele prefere fazer seus trajetos montado no animal. Uma vez por semana, percorre cerca de 4 quilômetros com o boi — só por prazer. Um verdadeiro passeio entre amigos.
“Ele trata como se fosse um animal de estimação, como um cavalo de passeio. Vai com ele para a feira, para o centro. E não tem uma pessoa que não pare para olhar”, comentou a empresária Mileny.
Gilberto contou que, quando se aposentou após 30 anos de trabalho no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), decidiu que compraria um bezerro para amansar. Mas acabou encontrando Morinho já adulto, com cerca de 10 arrobas, e resolveu levá-lo para casa mesmo assim.
“Levei ele para casa e comecei com atividades para adestrá-lo. Primeiro, amarrei e comecei a jogar areia para ver se ele pulava. No começo era só curiosidade, mas fui pegando gosto. Entrei no curral e, dia após dia, fui montando nele. Com 45 dias, já estávamos passeando pela cidade juntos”, relembrou.
Depois disso, vieram os truques. Gilberto ensinou Morinho a deitar quando ele pedia, apenas pegando na pata do boi. “Em uns 15 dias, bastava ele me ver que já deitava sozinho. Foi uma surpresa e tanto”, afirmou.
A dupla tem seus pontos de parada favoritos: no posto, para tomar água, e na padaria, onde o pãozinho é garantido. Morinho até se ajoelha para que Gilberto desça com calma.
“Todo mundo quer tirar foto, montar nele. Já faz mais de dois anos que essa rotina virou parte da minha vida. Desde o começo eu percebi que ele era diferente. Muito inteligente, dócil e companheiro. Ver tanta gente admirando ele é uma bênção”, disse Gilberto.