Nacional

Aumento do consumo de álcool por idosos é caso de saúde pública, alerta estudo

Publicado

em

Pesquisas indicam que idosos bebem em maior quantidade e frequência no Brasil e nos Estados Unidos — Foto: Ilustração: Luisa Jung

No Brasil, 1 a cada 4 pessoas a partir dos 60 anos consome álcool e muitos têm padrões que podem colocar em risco sua saúde.

Um em cada quatro brasileiros (23,7%) com 60 anos ou mais consome álcool. Além disso, 6,7% (aproximadamente 2 milhões de idosos) relatam consumir diversas doses de uma só vez, formando um padrão de consumo abusivo e extremamente prejudicial conhecido como binge drinking. E 3,8% (mais de 1 milhão) costumam beber, em uma semana típica, entre 7 a 14 doses por semana, quantidades que podem colocar em risco sua saúde.

As informações são de um estudo conduzido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado nas revistsa científicas Substance Use & Misuse e BMJ Open. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), os números mostram que o consumo de bebidas pelos idosos no Brasil pode ser considerado um problema de saúde pública.

Fonte e mais informações (link no site): O Globo

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile