Saúde

Antidepressivo causa dependência? Psiquiatra responde

Publicado

em

Créditos: Pixabay

A suspensão abrupta do uso de antidepressivos sem recomendação médica é um risco para os pacientes. Psiquiatras ouvidos pela Itatiaia apontam como consequência a piora do quadro depressivo, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de sensibilidade da pele e tremores. Mas afinal, antidepressivo causa dependência? Com informações de Itatiaia.

O psiquiatra Pedro Rezende Tanajura, diretor técnico do Instituto Assistencial Espírita André Luiz, em Belo Horizonte, garante que antidepressivo não causa dependência.

“O uso do antidepressivo continuado não traz esses prejuízos, portanto seu uso não pode ser configurado como uma dependência, mas a interrupção abrupta de alguns deles pode causar uma “Síndrome de Retirada”. É similar a uma abstinência por ser aliviada pela retomada do uso correto do medicamento, porém reservamos a palavra “abstinência” para efeitos da suspensão de drogas que não estão prescritas para um tratamento médico”, explicou.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile