Educação
Alunos das escolas estaduais de MG terão ajuda da IA nos estudos para o Enem
Estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais passam a contar com o auxílio da inteligência artificial (IA) para o processo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A partir desta quarta-feira (24), eles terão acesso à plataforma Estudo Play, disponibilizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A ferramenta oferece livros digitais das quatro áreas de conhecimento do exame, além de videoaulas, simulados, correção de redação, relatórios individuais, entre outros recursos. Com informações de O Tempo.
A tecnologia está disponível para os estudantes do 3º ano do ensino médio e dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Uma das vantagens dessa ferramenta é que a inteligência artificial é capaz de ler a letra manuscrita”, revela a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti. Segundo ela, o estudante pode redigir o texto no formato exigido pelo Enem, respeitando a quantidade de linhas e tamanho de letra, para, sem seguida, tirar uma foto da redação no aplicativo.
“Em poucos segundos, essa redação é corrigida, trazendo as cinco competências da redação do Enem, apontando possibilidade de melhorias, e indicações de livros e filmes que podem complementar o assunto. Entendemos que essa é uma ferramenta que vai potencializar bastante as habilidades de escrita dos nossos estudantes”, analisa Vanessa Nicoletti. A plataforma avalia aspectos como gramática, coesão textual, argumentação e adequação ao tema proposto. Com base nesses critérios, a IA atribui uma pontuação ao texto, oferecendo feedback imediato ao aluno sobre seu desempenho.