Colunistas
Alta performance 360º
O sucesso ou fracasso de uma empresa ou de um profissional está diretamente ligado à forma como às pessoas excutam suas tarefas. Com o mercado de trabalho cada dia mais exigente e seletivo, os profissionais que almejam prosperar e alcançar cargos e salários maiores, devem se capacitar e se desenvolver cada dia mais. Ficar atento às inovações e estar atualizado nos mais variados assuntos do meio empresarial, são requisitos essenciais. Hoje as empresas buscam profissionais que atuam em alta performance.
Atuar em alta performance não é nada fácil, exige que se tenha disciplina e determinação. Pois se deve buscar ser melhor a cada dia, estar em processo de desenvolvimento contínuo, expandir a consciência e ficar atento as oportunidades de novos aprendizados.
O termo 360º diz respeito ao desenvolvimento de todas as competências que o profissional ou equipe de alta performance devem ter.
Nesse artigo irei abordar algumas características para se alcançar a alta performance.
Liderança/motivação: quem deseja alcançar a alta performance deve ser inspiração para os outros, ser proativo, antecipando-se aos acontecimentos e colaborar para um ambiente sadio.
Autogerenciamento: assumir a responsabilidade por seus aprendizados, comportamentos e decisões.
Diversidade/interdisciplinaridade: quanto maior o conhecimento de uma pessoa e o fato dela saber executar mais de uma função, mas próxima de alcançar a alta performance ela estará.
Comunicativo: saber se comunicar de forma eficiente é um diferencial dos profissionais de alta performance. Hoje estamos comunicando com as pessoas o tempo todo, seja através de palavras, gestos ou ações.
Assertividade: na minha visão, a maior carência dos profissionais atualmente. Hoje muito se preocupa com rapidez de entregar as tarefas e não com a qualidade e se as mesmas estão corretas. Quanto mais assertivo você forem suas ações, maiores serão seus resultados.
Resiliência: é a capacidade do profissional de alta performance em lidar com situações adversas, suportar pressões, transpor obstáculos e resolver problemas sem se desequilibrar emocionalmente.
Foco/objetivo: estar focado e ser objetivo na execução das tarefas eleva a produtividade e potencializa os resultados.
Planejamento: quem não planeja não sabe o quer e, quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve. Planeje seu dia, sua semana, seu mês, seu ano, sua VIDA e suas ações!
Produtividade: otimizar tempo, processos e recursos faz você se tornar um profissional eficiente e de alta performance.
Adaptabilidade: o profissional de alta performance é capaz de se adaptar a qualquer tipo de situação, pessoas e empresas. Consegue fazer o seu melhor até mesmo sob pressão.
Criatividade: pensar a agir de forma diferenciada, transformar o ambiente em que você esta inserido, em um ambiente inovador.
Empowerment: aproveitar o melhor que as pessoas podem dar de si, saber delegar funções de acordo com suas características e potencialidades.
Ação: tão importante quanto planejar, é agir! Os profissionais de alta performance praticam ações direcionadas com intuito de evoluírem de uma forma geral.
Possuir uma equipe de alta performance ou atuar em alta performance é o grande diferencial das empresas e profissionais que desejam obter sucesso e prosperarem no mercado. Nos dias de hoje é necessário investir constantemente em educação continuada, de forma que a cada dia se tornem mais qualificados até que possam alcançar a excelência em todos os níveis da empresa, no âmbito tático, estratégico e operacional.
O cenário empresarial atual exige que as empresas possuam equipes diversificadas e que atuem em alta performance, que sejam orientados para resultados, possuam conhecimento técnico, estejam atentos a modernidade, tralhem em sinergia, tenha uma visão apurada, que sejam responsáveis e tenham autoconfiança, assegurando agir em seu máximo potencial e melhorar os resultados da empresa de uma forma geral.