Governo Municipal

A três dias do fim da campanha nacional de vacinação contra gripe, apenas 74% do público alvo de Nova Serrana foi imunizado

Publicado

em

Apesar de já termos entrado na última semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que termina na próxima sexta-feira dia 31 de maio, a exemplo do que acontece em todo o país em Nova Serrana apenas um grupo atingiu a meta de imunização.

Conforme informado pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento das 15.681 pessoas que são o público alvo da campanha, apenas 74% ou seja, 11,609, foram imunizadas em Nova Serrana.

Entre os públicos com maior percentual de imunização estão as puérperas que atingiram a meta, tendo 92% do público imunizado, seguidas pelos idosos que estão próximos a atingirem a meta, obtendo até o momento 84% dos 3.701 idosos vacinados na cidade.

Todos os outros públicos estão com percentual abaixo de 75 %. Até o fechamento dessa reportagem 5.341 crianças foram vacinadas o que representa 72% do público alvo. 444 Trabalhadores da saúde receberam as doses da vacina, representando assim 732% do público alvo.

Os dados ainda mostram que 796 gestantes foram imunizadas, atingindo o percentual de 73% do estimado, 266 professores e monitores receberam as doses da vacina, o que representa 67% do público alvo e ainda, apenas 10 pessoas entre todos os Policiais Civis e Militares e dos Bombeiros Militares de Nova Serrana receberam as doses da vacina.

Postos de vacinação

A Campanha segue acontecendo até o dia 31 de maio nos postos de saúde de Nova Serrana. A população deve procurar cada unidade para que se certifique dos horários e realize a imunização.

Estado

E Minas Gerais de forma geral a situação é preocupante, alguns grupos prioritários ainda não alcançaram a meta de 90% de cobertura vacinal. Entre eles, as gestantes e crianças são os que apresentam menor taxa de imunizados. Iniciada no dia 10/4, a campanha já levou mais de 4,9 milhões de pessoas às salas de vacinas do estado e a cobertura contra a doença em Minas está, até o momento, em 81,1%.

Em 2019, até o momento, já foram confirmados 56 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus da Influenza (gripe). Desses casos, quatro evoluíram para o óbito. As mortes, que estão associadas ao vírus Influenza A (H1N1), ocorreram nos municípios de Belo Horizonte (2), Juiz de Fora (1) e Andrelândia (1).

Prorrogação

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse na ultima segunda-feira, dia 27 de maio que a Campanha da Vacinação contra a Gripe, inicialmente prevista para se encerrar no próximo dia 31, será prorrogada. O ministro não informou por quanto tempo a campanha permanecerá ativa.

A meta do Ministério da Saúde era vacinar 90% do público-alvo, composto por 59,4 milhões de pessoas, até o dia 31. No entanto, até esta segunda-feira, 42,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 71,6% do público-alvo.

Segundo ministro, a maioria dos estados deverá atingir com a vacinação, até o final da semana, 85% do público-alvo. Os estados com maior cobertura até o momento são: Amazonas (93,6%), Amapá (85,5%), Espírito Santo (75,3%), Alagoas (73,4%), Rondônia (72,6%) e Pernambuco (72,2%). Já os estados com menor cobertura são: Rio de Janeiro (45,8%) Acre (49,7%), São Paulo (57,0%), Roraima (57,4%) e Pará (59,2%).

Entre a população prioritária, os funcionários do sistema prisional foram os que mais se vacinaram, com 101,6 mil doses recebidas, o que representa 89,7% deste público, seguido pelas puérperas (88,6%), indígenas (82,0%), idosos (80,6%) e professores (78,1%). Os grupos que menos se vacinaram foram os profissionais das forças de segurança e salvamento (30%), população privada de liberdade (47,2%), pessoas com comorbidades (63,4%), trabalhadores de saúde (69,9%), gestantes (68,8%) e crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (67,6%).

Diante da consideração do ministro nossa reportagem procurou a secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato e questionou sobre a prorrogação do prazo. Glaucia por sua Vez ressaltou que “até o momento não recebemos nenhuma notificação quanto a prorrogação da campanha, sendo assim salientamos a população que compareça as unidades de saúde para que sejam imunizadas o quanto antes. Caso sejamos oficialmente notificados repassaremos a imprensa as novas datas para que apopulação seja oficialmente comunicada”, finalizou a secretária.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tendência

Sair da versão mobile