Minas
Zema critica decreto sobre uso de força policial: ‘coloca os policiais em risco’
Texto publicado por governo federal prevê que armas de fogo serão usadas apenas como último recurso em abordagens
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), criticou o decreto do governo federal que restringe o uso da força pelos profissionais de segurança pública no país. Em publicação na rede social “X” nesta sexta-feira (27 de dezembro), o chefe do Executivo mineiro apontou que o texto “coloca os policiais em risco”, além de que tenta “tirar dos estados o recurso dos fundos penitenciário e de segurança”.
Na postagem, Zema ainda comentou que “o cuidado deveria ser pra quem nos protege, não pra (sic) bandidos”. Os governadores do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), também chegaram a criticar a medida.
Diga-me quem tu proteges, que te direi quem tu és! O decreto do Governo Federal publicado no período de festas, coloca os policiais em risco e tenta tirar dos estados o recurso dos fundos penitenciário e de segurança. O cuidado deveria ser pra quem nos protege, não pra bandidos.
— Romeu Zema (@RomeuZema) December 27, 2024
Assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o decreto prevê que armas de fogo serão usadas apenas como último recurso, em resposta a uma “ameaça real ou potencial, com vistas a minimizar o uso de meios que possam causar ofensas, ferimentos ou mortes”. O texto foi publicado na última terça-feira (24 de dezembro).
Foto: Flavio Tavares / O Tempo – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/politica/2024/12/27/zema-critica-decreto-sobre-uso-de-forca-policial-coloca-os-policiais-em-risco