Política

Zanin no STF, reunião do Copom, reforma tributária e CPMI: saiba como será a agenda em Brasília em agosto

Publicado

em

Parlamentares voltam à rotina em agosto; mês será marcado por agendas no STF e no Congresso Nacional - Créditos: Ana Volpe | Agência Senado

Início do mês será marcado pela retomada da atividade parlamentar em Brasília

À exceção das agendas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministeriais, a agitação do cenário político em Brasília está em suspensão desde o dia 17, quando o Congresso Nacional interrompeu a programação corriqueira para o recesso parlamentar. A paralisação aconteceu ainda antes na Câmara dos Deputados, que adotou férias informais apelidadas “recesso branco”, após a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária em 7 de julho. Com informações de Itatiaia.

À contramão do paradeiro que se instalou no Legislativo nas últimas duas semanas, o início de agosto será marcado por intensas movimentações nos Três Poderes e discussões importantes no Congresso para o Governo Federal. Logo na terça-feira (1º) acontece a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) que decidirá até quarta-feira (2) se diminui ou não a taxa básica de juros. A principal cúpula econômica de Lula, com os ministros Fernando Haddad (PT), Simone Tebet (MDB) e Geraldo Alckmin (PSB), exerce forte pressão para a redução da taxa Selic — hoje em 13,75%. As divergências, aliás, geraram mal-estar entre o governo e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Aliados e interlocutores do mercado nutrem expectativas em relação à queda do índice.

É aguardado também para o primeiro dia de agosto o depoimento do ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Saulo Moura da Cunha, à CPMI que investiga os atos antidemocráticos ocorridos no último 8 de janeiro. A oitiva do oficial de inteligência nomeado no início do terceiro mandato de Lula ocorre a pedido de cinco parlamentares da oposição – os deputados Delegado Ramagem (PL-RJ), Marco Feliciano (PL-RJ) e Nikolas Ferreira (PL-MG) e os senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e Magno Malta (PL-ES).

Na quinta-feira (3), as atenções serão dedicadas à cerimônia de posse do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin. Nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Zanin é ex-advogado do petista e ocupará a cadeira do ministro-aposentado Ricardo Lewandowski. A indicação reuniu a aprovação do Senado Federal por 58 votos a 18 após sabatina. À mesma data acontecerá a também cerimônia de posse do recém-nomeado ministro do Turismo, Celso Sabino (União-PA), no Palácio do Planalto.

Nos dias seguintes, o presidente Lula (PT) embarca para Belém, no Pará, onde receberá líderes mundiais para a Cúpula da Amazônia. O encontro acontecerá entre 8 e 9 de agosto.

Tendência

Sair da versão mobile