Justiça
X versus X: empresa de publicidade processa antigo Twitter pelo uso do nome
Ela entrou na Justiça nos EUA para tentar impedir Musk de manter marca
O antigo Twitter, renomeado como X pelo dono, Elon Musk, está sendo processado por uma empresa de publicidade nas redes sociais que se chama X Social Media. Sediada na Flórida, ela alega que a rede infringe a lei de direitos de marca. Com informações de O Tempo.
A empresa afirma que usa o nome desde 2016 e que está sofrendo perda de receita desde a mudança do Twitter. “A cobertura midiática e a atenção gerada pelo lançamento da rede social X causaram confusão e levaram consumidores a acreditar que os serviços de publicidade da X Social Media são oferecidos ou são associados à X”, diz trecho da ação.
A X Social Media afirma ter investido US$ 400 milhões em anúncios no Facebook e, além de solicitar na Justiça que Elon Musk deixe de utilizar o nome X, exige reparação financeira da rede social em um valor três vezes maior do que os danos causados ou no valor do lucro da rede social desde a mudança de nome.
Especialistas em direitos norte-americano consultados pela imprensa internacional, contudo, já avisam que a causa é difícil de ganhar, pois as duas empresas são apenas algumas das dezenas de outras chamadas X nos EUA.