Conecte-se Conosco

Economia

Volta de imposto sobre gás e diesel pode aumentar preços em janeiro de 2024

Publicado

em

Imagem ilustrativa - Fonte: Internet

Este ano nem terminou, mas o consumidor já pode se preparar para aumento de preços no próximo. A desoneração dos impostos federais sobre o diesel e o gás de cozinha, que vigorava desde 2022 no Brasil, termina oficialmente no dia 31 de dezembro e, com isso, a partir do dia 1º de janeiro de 2024 eles tendem a ficar mais caros. Com informações de O Tempo.

No caso do diesel, isso pode significar uma alta de R$ 0,33 por litro nos postos, caso a cadeia de produção repasse todo o custo ao motorista, segundo cálculos da Federação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Gás Natural e Biocombustíveis (Brasilcom).

Já o gás liquefeito de petróleo (GLP) terá uma alta de quase R$ 0,17 por quilo, de acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás). Mas, ainda segundo a entidade, o retorno dos impostos federais não afetará o botijão doméstico de 13 kg, mais comum nas casas brasileiras. Isto porque a isenção do item está garantida por outro decreto de 2021, que não tem prazo para deixar de valer.

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política