Saúde
Você ouve áudio em velocidade 2x? Saiba como isso pode afetar a sua saúde
Um relatório da We Are Social apontou que existem 144 milhões de contas de brasileiros em redes sociais, o que mostra que os smartphones já fazem parte do dia a dia do país. Com o aumento exponencial do conteúdo online, os sites apostaram, nos últimos anos, na funcionalidade que permite consumir vídeos acelerados, em 1.5x ou 2x, visando a otimização do tempo. Esse hábito, porém, pode ter consequências negativas para a saúde.
Para Carlos Manoel Rodrigues, professor de Psicologia do CEUB, existem efeitos negativos que podem acontecer a partir da utilização excessiva destes recursos tecnológicos. Eles podem afetar desde a capacidade de concentração até a sensação de fadiga mental.
Segundo o psicólogo, quando as informações são consumidas em velocidade acelerada, o cérebro é treinado para processar informações rapidamente, e isso pode, com o tempo, afetar a capacidade de concentração e atenção em tarefas que requerem um ritmo mais lento.
Além disso, uma sensação de irritação sentida por quem recebe um áudio em aplicativos de conversa, como o WhatsApp, pode indicar uma expectativa de urgência e ritmo acelerado criada pelo consumo frequente de conteúdos em alta velocidade. Alguns estudos apontam que a antecipação de respostas rápidas em mensagens instantâneas pode aumentar a excitação fisiológica e gerar frustração ou impaciência.
Foto: Freepik Company S.L. – www.freepik.com
Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/comportamento/2024/9/12/ouve-audio-em-velocidade-2x–veja-como-isso-pode-afetar-a-sua-sa