Conecte-se Conosco

Saúde


Vigilância Sanitária Alerta que Cigarros Eletrônicos São Proibidos no Brasil 

Publicado

em

De acordo com a Anvisa, estudos científicos demonstram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar está relacionado com aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica. - Créditos: Prefeitura de Nova Serrana

Fumar cigarros eletrônicos é uma prática que, de alguma forma, na última década se popularizou no país: especialmente entre os mais jovens. No entanto, além de (ao contrário do que pregam quem os comercializa) fazerem tanto ou mais mal do que o cigarro normal, esse dispositivo tem a venda proibida em todo o território nacional.

A Vigilância Sanitária (VISA) adverte os comerciantes de Nova Serrana sobre a ilegalidade da comercialização dos cigarros eletrônicos (também conhecidos como DEFs – Dispositivos Eletrônicos para Fumar), bem como o mal que faz à saúde humana.

Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária de Nova Serrana, Mariângela Correa Lemos, “cabe à VISA, deixar claro que trata-se de produto proibido, sem registro na Anvisa e que este entra no país de forma ilegal”.


Os DEFs são também conhecidos como cigarros eletrônicos, vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros.

A comercialização, importação e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil, por meio da Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa: RDC nº 46, de 28 de agosto de 2009.

De acordo com a Anvisa, estudos científicos demonstram que o uso dos dispositivos eletrônicos para fumar está relacionado com aumento do risco de jovens ao tabagismo, potencial de dependência e diversos danos à saúde pulmonar, cardiovascular e neurológica.

(Créditos: Prefeitura de Nova Serrana)

Publicidade 3
Publicidade 4

Política