Saúde
Vídeo: morador de Betim que come escorpiões vivos diz não ter medo de morrer: ‘Picado 3 vezes’
Quem pensa que só galinha come escorpião está enganado. O carregador Genivaldo Batista de Oliveira, de 28 anos, conhecido como Gigica, é famoso entre os colegas da Ceasa Minas, em Contagem, na Grande BH, pelo apetite estranho. Gigica, inclusive, compartilha vídeos comendo escorpiões. Com informações de Itatiaia.
Nascido em Pau Brasil, cidade do Sul da Bahia, Gigica diz que tem o hábito de comer os bichos peçonhentos desde os 15 anos. “Trabalhava em uma fazenda que tinha muito escorpião, o dono come até hoje e, na época, me ensinou”, diz o trabalhador. “Já fui picado três vezes, mas só queima um pouco”, completa o homem, que é casado, pai de uma filha e mora no bairro Icaivera, em Betim, na Grande BH, há 13 anos.
Gigica explica que não come a calda, onde fica o ferrão e fala sobre o ‘sabor do bicho’. “Já comeu pasta de dente? É o mesmo gosto. Como qualquer um, do preto, do amarelo”, brinca. O carregador diz que come todo escorpião que encontra em casa ou em caminhões que chegam à Ceasa.
Veja o vídeo:
ATENÇÃO! A ITATIAIA ALERTA: NÃO REPITA ISSO EM CASA!
📹 Reprodução | Redes sociais pic.twitter.com/RkiaA8MbK7
— Itatiaia (@itatiaia) April 14, 2023
Riscos
Coordenador do setor de Toxicologia do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, referência nacional em atendimentos envolvendo bichos peçonhentos, o médico Adebal Andrade explica que o risco de envenenamento pode ocorrer somente se a pessoa comer o ferrão. No entanto, alerta.
“Quanto à ingestão de escorpião, se não houver inoculação, não vai acarretar envenenamento. O grande problema é que, para retirar esse ferrão, ou mesmo quando o animal foi ingerido inteiro, ele pode picar a mucosa da cavidade oral, a língua e levar a um quadro grave também. Não se recomenda a ingestão de escorpiões “, reforça.
Adebal Andrade diz que o João XXIII atende, por ano, 1,6 mil casos de picadas de escorpião.
China
Na China, país mais populoso do mundo, com 1,412 bilhões de habitantes, o consumo de escorpiões é comum. Na rua de comércio popular de Pequim, um dos lugares mais pitorescos do país, espetos de escorpiões e até de aranhas estão entre as iguarias preferidas pelos frequentadores.