ANIMAIS
Vereadores visitam projeto que oferece e Equoterapia em Nova Serrana
A Associação Vicentina de Paula Amaral desenvolve em Nova Serrana um importante projeto para a população: a equoterapia. Trata-se de uma atividade que integra as áreas de saúde, educação e equitação para o desenvolvimento psicológico e social das pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A atividade reúne exercícios de coordenação motora, flexibilidade, concentração e agilidade para promover um maior equilíbrio físico e psíquico. Com informações da Câmara Municipal de Nova Serrana.
Na tarde desta sexta-feira (29/09) os vereadores foram convidados para conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido no Centro de Equoterapia, na Comunidade de Barretos. A visita contou com uma apresentação detalhada sobre o projeto, os atendimentos realizados e, além disso, também foi uma prestação de contas, pois há recursos de Emendas Impositivas dos vereadores, aplicados no desenvolvimento e manutenção das atividades.
Participaram do encontro na Equoterapia os vereadores Willian Barcelos (PTB), Geraldo Eletricista (PDT) e também do assessor do presidente da Câmara, vereador Guilherme Bueno (AVANTE), e dos assessores dos vereadores Cleiton Surf Star (PSC), Cabral (SDD), Dete do Katôco (AVANTE), Dr. Rodrigo Fisioterapeuta (PL) e Zé Faquinha (MDB). Houve também a participação de pacientes em tratamento, como o Pedro e sua família e também da jovem de 12 anos, Maria Clara, que pratica equitação.
A equipe de profissionais do Centro de Equoterapia preparou uma demonstração do atendimento com o paciente Pedro, realizando algumas das técnicas que ajudam muito na recuperação de sua saúde. Tanto Pedro quanto sua mãe expressaram a importância de apoio para este projeto. De forma semelhante houve uma apresentação de Maria Clara, na equitação, uma área mais ligada ao esporte. Houve outros relatos, até mesmo emocionados, da equipe, ressaltando o quanto o trabalho tem feito a diferença na vida das pessoas e, também da necessidade de que haja mais apoio e divulgação das atividades para a população.
Atualmente o Centro de Equoterapia conta com cinco pacientes em tratamento e o plano de trabalho é para atender a 60 pacientes a partir de 2024.
A Câmara de Nova Serrana destaca o quanto as ações do Centro de Equoterapia são fundamentais e os resultados obtidos na recuperação da saúde das pessoas evidenciam isso. Certamente os vereadores continuarão incentivando o trabalho realizado, destinando recursos públicos e buscando todo o apoio possível para ampliação do número de atendimentos aos cidadãos nova-serranenses.